sábado, 24 de fevereiro de 2018

MÚSICA(ATIVIDADES): SOZINHO - CAETANO VELOSO - COM GABARITO

Música(ATIVIDADES): Sozinho
                                       Caetano Veloso

Às vezes no silêncio da noite
Eu fico imaginando nós dois
Eu fico ali sonhando acordado
Juntando o antes, o agora e o depois

Por que você me deixa tão solto?
Por que você não cola em mim?
Tô me sentindo muito sozinho

Não sou nem quero ser o seu dono
É que um carinho às vezes cai bem
Eu tenho os meus desejos e planos secretos
Só abro pra você mais ninguém

Por que você me esquece e some?
E se eu me interessar por alguém?
E se ela, de repente, me ganha?

Quando a gente gosta
É claro que a gente cuida
Fala que me ama
Só que é da boca pra fora

Ou você me engana
Ou não está madura
Onde está você agora?

Quando a gente gosta
É claro que a gente cuida
Fala que me ama
Só que é da boca pra fora

Ou você me engana
Ou não está madura
Onde está você agora?

Entendendo a canção:
01 – Que análise podemos fazer da primeira estrofe desta canção?
      Que a amada parece estar mais distante... parece não gostar dele como outrora..., e percebeu que não era correspondido... e tenta entender o porque disso, o que fez isso acontecer, e começa a juntar ‘o antes, o agora e o depois’ ...

02 – Nos versos: “Por que você me deixa tão solto?
                             Por que você não cola em mim?
                             Tô me sentindo muito sozinho.”
      O que o eu poético questiona?
      Questiona sobre essas indiferenças, e começa a dizer a ela porque tudo está tão mudado entre eles! Diz que se sente só.

03 – Que planos o eu lírico faz, segundo os versos. “Eu tenho os meus desejos e planos secretos / só abro pra você mais ninguém?”
      Por amá-la faz planos para os dois. Planos estes, que só podem ser revelados à ela.

04 – Na estrutura da canção, como se apresentam as estrofes?
      Apresentam-se com uma métrica irregular.

05 – No trecho: “Porque você me esquece e some? [...] Fala que me ama / Só que é da boca pra fora / [...] Onde está você agora?” O que demonstra?
      Sua indignação com a falta de presença, pois são há realizações amorosas, onde o eu lírico conversa com a amada em distância.

06 – Que tipo de linguagem é usada na letra desta canção? Cite um verso.
      Informal. “Tô me sentindo muito sozinho.”

07 – Onde podemos perceber que se situam as marcas de oralidade na canção?
      Se situam mais no nível de estrutura do verso, nas repetições e anáforas.

08 – Em que verso há uma figura de linguagem?
      “Eu fico ali sonhando acordado.”

09 – Nos versos: “Ou você me engana / Ou não está madura”, que conjunção coordenada há?
      Conjunção Coordenada Alternativa.




Nenhum comentário:

Postar um comentário