terça-feira, 6 de fevereiro de 2018

MÚSICA(ATIVIDADES): AS VITRINES - CHICO BUARQUE - COM GABARITO

Música(Atividades): As Vitrines

                                            Chico Buarque
Eu te vejo sumir por aí
Te avisei que a cidade era um vão
- Dá tua mão
- Olha pra mim
- Não faz assim
- Não vai lá não

Os letreiros a te colorir
Embaraçam a minha visão
Eu te vi suspirar de aflição
E sair da sessão, frouxa de rir

Já te vejo brincando, gostando de ser
Tua sombra a se multiplicar
Nos teus olhos também posso ver
As vitrines te vendo passar

Na galeria, cada clarão
É como um dia depois de outro dia
Abrindo um salão
Passas em exposição
Passas sem ver teu vigia
Catando a poesia
Que entornas no chão.

Entendendo a canção:
01 – Qual o título da canção? Quem é o compositor?
      As vitrines. Composta por chico Buarque, em 1981.

02 – O que a letra da canção “As vitrines”, transmite?
      Transmite uma ideia de súplica, um misto de carência e insegurança.

03 – No verso: “Eu te vejo sumir por aí”, o que exprime?
      Exprime a vontade louca de não perder a pessoa amada.

04 – “Te avisei que a cidade era um vão”, o que o eu poético quer dizer com esta frase?
      Foi uma alerta, que a amada estava fazendo a coisa errada; mas, era um meio do eu poético tentar segurar a amada por perto.

05 – Quais versos o eu poético, tenta deter a amada tanto física como emocionalmente, na canção?
      “- Dá tua mão
       - Olha pra mim
       - Não faz assim
       - Não vai lá não.”

06 – Nos versos: “Os letreiros a te colorir / Embaraçam a minha visão”, o eu poético fala de uma situação vivida pelos dois, qual é?
      Estavam assistindo a um filme no cinema.

07 – O eu poético, não consegue entender a amada, ter vivido grandes emoções no cinema, ficando tensa e aflita, e agora está leve e descontraída; em qual verso expressa esta emoção?
      Nos versos “Eu te vi suspirar de aflição / E sair da sessão, frouxa de rir”.

08 – O eu poético é tão apaixonado pela amada, é o que nos mostra a seguir:
a)   “Já te vejo brincando, gostando se ser”.
Ela se sente à vontade no ambiente da cidade, iluminado, multiplicando suas imagens.

b)   “Tua sombra a se multiplicar”.
Fica comprovado que ele tem olhos só pra ela.

c)   “Nos teus olhos também posso ver”.
Que através dos olhos da amada, ele vê o que está em sua volta.

d)   “As vitrines te vendo passar”.
Para ele as vitrines é que está vendo a sua amada desfilar, e não ela a olhar as vitrines.

09 – Na última estrofe, o eu poético mostra que está incomodado com a situação vivida, e reconhece que, de maneira cara e inequívoca a total falta de atenção dela para com ele; quais os versos que refere-se a esta situação?
      “Na galeria, cada clarão / É como um dia depois de outro dia”.

10 – Em qual verso da canção, expressa a total atenção dele para com ela?
      “Passas sem ver teu vigia.”

11 – Para o eu poético, mesmo ficando só com os restos, com a sobra, com pequenas coisas ou ações da amada, como ele vê ela?
      Ele a vê como se fosse um prêmio, uma poesia.

12 – Nos versos: “Cantando a poesia / Que entornas no chão”; o que o eu poético quis dizer?
      Quer dizer que é assim que ele a vê, uma realidade distorcida, onde muitas coisas não fazem sentido.







Nenhum comentário:

Postar um comentário