quinta-feira, 15 de fevereiro de 2018

FÁBULA: A CAUSA DA CHUVA - MILLÔR FERNANDES - COM GABARITO

FÁBULA: A CAUSA DA CHUVA
                      MILLÔR FERNANDES

        Não chovia há muitos e muitos meses, de modo que os animais ficaram inquietos. Uns diziam que ia chover logo, outros diziam que ainda ia demorar. Mas não chegavam a uma conclusão.
        – Chove só quando a água cai do teto do meu galinheiro, esclareceu a galinha.
        – Ora, que bobagem! disse o sapo de dentro da lagoa. Chove quando a água da lagoa começa a borbulhar suas gotinhas.
        – Como assim? disse a lebre. Está visto que chove quando as folhas das árvores começam a deixar cair as gotas d’água que tem dentro.
        Nesse momento começou a chover.
        – Viram? gritou a galinha. O teto do meu galinheiro está pingando. Isso é chuva!
        – Ora, não vê que a chuva é a água da lagoa borbulhando? disse o sapo.
        – Mas, como assim? tornava a lebre. Parecem cegos? Não veem que a água cai das folhas das árvores?

                                                Millôr Fernandes. Fábulas Fabulosas.
Entendendo o texto:
Assinale a única opção correta de acordo com o texto:
01 – Percebe-se claramente que a causa principal da inquietação dos animais era:
a.(   ) a chuva que caía
b.(X) a falta de chuva    
c.(   ) as discussões sobre animais
d.(   ) a conclusão  a que chegaram.

02 – A resposta à questão 1 é evidenciada pela seguinte frase do texto:
a.(   ) “Uns diziam que ia chover…”.
b.(   ) “… outros diziam que ainda ia demorar.”
c.(   ) “Mas não chegavam a uma conclusão.”
d.(
X) “Não chovia há muitos e muitos meses.”

03 – O sapo achou que o esclarecimento feito pela galinha era:
a.(   ) correto 
b.(   ) aceitável  
c.(X) absurdo  
d.(   ) científico.

04 – A expressão do texto que justifica a resposta da questão 3 é:
a.(   ) “Como assim?”.
b.(   ) “Viram?”.   
c.(X) “Ora, que bobagem!”.
d.(   ) “Parecem cegos?”.

05 – A atitude da lebre diante das explicações dadas pelos outros animais foi de:
a.(   ) dúvida interrogativa  
b.(   ) aceitação resignada    
c.(   ) conformismo exagerado       
d.(
X) negação peremptória.

06 – Expressão do texto que confirma a resposta à questão 5 é:
a.(X) “Como assim?”.
b.(   ) “Viram?”.  
c.(   ) “Ora, que bobagem!”.
d.(   ) “Parecem cegos?”.

07 – A fábula de Millôr Fernandes é uma afirmativa de que:
a.(  ) as pessoas julgam os fatos pela aparência
b.(X) cada pessoa vê as coisas conforme o seu estado e seu ponto de vista
c.(   ) todos tem uma visão intuitiva dos fenômenos naturais
d.(   ) o mundo é repleto de cientistas

08 – O relato nos leva a concluir que:
a.(   ) a galinha tinha razão
b.(   ) a razão estava com o sapo
c.(   ) A lebre julgava-se dona da verdade.
d.(
X) as opiniões estavam objetivamente erradas.

09 – Cada um dos animais teve sua afirmação satisfeita quando:
a.(   ) a discussão terminou
b.(   ) chegaram a um acordo
c.(
X) começou a chover
d.(   ) foram apartados por outro animal.

10 – Toda fábula encerra um ensinamento. Podemos sintetizar o ensino desta fábula através da frase:
a.(   ) A mentira tem pernas curtas.
b.(
X) As aparência enganam.
c.(   ) Água mole em pedra dura tanto bate até que fura.
d.(   ) Não julgueis e não sereis julgados.


65 comentários:

  1. Respostas
    1. Oi vc sabe mais resposta pq aminha atividade e diferente

      Excluir
  2. Mim ajudou muito nas respostas e a fábula é muito boa muito obrigado

    ResponderExcluir
  3. KKK ACABEI DE ROUBAR AS RESPOSTAS DA ATIVIDADE

    ResponderExcluir
  4. Gente me ajuda preciso da resposta da questão 7 por favor

    ResponderExcluir
  5. Eu acho que todo mundo aqui roubou a resposta para colocar na atividade kkkkj

    ResponderExcluir
  6. Me ajudou muito o oika tu nao tem nada ai

    ResponderExcluir
  7. Não entendi se a fábula é um epílogo ou moral

    ResponderExcluir
  8. Qual a justificação da moral da história a causa da chuva

    ResponderExcluir
  9. Eu ameiiiiiiiiii!!!
    Muito bom em Oika👌🏻🤫😈🥖

    ResponderExcluir
  10. Na tarefa da minha filha está pedindo para fazer um adjetivo para cada personagem dessa história(o sapo, a galinha e a lebre), e eu não estou conseguindo ajudar a minha filha para responder isso, se alguém puder ajudar por favor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sério que do seu pudesse eu ajudavar eu tbm to. Fazendo é n sei de nadar só sei que eu tô. Copiando

      Excluir
  11. qual eo tempo lugar e espaço da historia

    ResponderExcluir
  12. Qual era a inquietação dos animais?

    ResponderExcluir
  13. Gente no meu tá perguntando assim o que a lebre revela ? Eu não sei , se alguém puder me ajudar, agradeço🙏

    ResponderExcluir
  14. Adorei a fábula é top demais , a minha prof passou essa atv , aí vim aq procurar para fazer e responder

    ResponderExcluir
  15. Todo mundo copiando pra a atividade ������bocas fechadas��
    ��inclusive euuuuuu��

    ResponderExcluir
  16. eu amei só que tem uma pergunta da minha atividade que não respondeu a da questão 9)o título do texto é "a causa da chuva" na sua opinião o que causa a chuva? essa pergunta se alguém poder responder pra mim eu agradeço.

    ResponderExcluir
  17. Marque a opção que possui período composto
    (A) o teto do meu galinheiro está pingando
    (B) uns diziam que ia chover logo
    (C)disse o sapo
    Me ajuda por favor
    (D) isso é chuva!

    ResponderExcluir