segunda-feira, 15 de janeiro de 2018

TEXTO: TRATADO DA TERRA DO BRASIL - PERO DE MAGALHÃES GÂNDAVO - COM GABARITO

Texto: Tratado da terra do Brasil - 
 Prólogo ao leitor
Pero de Magalhães Gândavo

         Minha tenção não foi outra neste sumário (discreto e curioso leitor) senão denunciar em breves palavras a fertilidade e abundância da terra do Brasil, para que esta fama venha a notícia de muitas pessoas que nestes Reinos vivem com pobreza, e não duvidem escolhê-la para seu remédio; porque a mesma terra é tão natural e favorável aos estranhos, que a todos agasalha e convida com remédio por pobres e desamparados que sejam. E assim cada vez se vai fazendo mais próspera, e depois que as terras viçosas se forem povoando (que agora  estão desertas por falta de gente), hão se de fazer nelas grossas fazendas como já estão feitas nas que possuem os moradores da terra, e também se espera desta província que por tempo floresça tanto na riqueza como as Antilhas de  Castela, porque é certo ser em si a terra muito rica e haver nela muitos metais, os quais até agora se não descobrem ou por não haver gente na terra para  cometer esta empresa, ou também por negligência dos moradores que se não querem dispor a esse trabalho: qual seja a causa por que o deixam de fazer não sei. Mas permitirá nosso Senhor que ainda em nossos dias se descubram nela grandes tesouros, assim para serviço e aumento de S. A., como para proveito de seus Vassalos que o desejam servir.

                 GÂNDAVO, Pero de Magalhães. Portal Domínio Público.
                                                                                    Disponível em:
              Select_action=&co_obra=2175>. Acesso em: 16 out. 2010.
Entendendo o texto:

01 – No prólogo de seu relatório, Pero de Magalhães Gândavo dirige-se a um   leitor comum e deixa claro seu objetivo com seu tratado do Brasil. Que objetivo é esse?
        Ele pretende divulgar a fertilidade e a abundância daquela terra para que   as pessoas muito pobres do reino português não tenham dúvida de que aquele é um lugar excelente para que se atinja a prosperidade.

02 – No momento que ele escreve o relatório, já existe a exploração de ouro   e prata no Brasil? Justifique sua resposta destacando um trecho do texto.
        Não havia ainda a exploração de minérios no Brasil. “[...] e também se   espera desta província que por tempo floresça tanto na riqueza como as Antilhas de Castela, porque é certo ser em si a terra muito rica e haver nela muitos metais, os quais até agora se não descobrem [...]”.

03 – Segundo o autor, o que os impedia de encontrar e começar a explorar esses “metais”?
       O não haver naquela terra pessoas que pudessem empreender tal busca ou, então, o fato de as pessoas que ali moravam não querer se dispor àquele trabalho.

04 – Pensando nas respostas dadas nas atividades 2 e 3, responda: qual pode ter   sido o motivo de Pero de Magalhães Gândavo incentivar os portugueses   pobres a virem para as novas terras? Copie um trecho do texto que comprove sua resposta.
       Havia um desejo de trazer mão de obra para explorar minérios, assim como    para cultivar as terras e gerar riquezas – “E assim cada vez se vai fazendo mais   próspera, e depois que as terras viçosas se forem povoando (que agora estão desertas por falta de gente) [...]”.



Nenhum comentário:

Postar um comentário