segunda-feira, 15 de janeiro de 2018

TEXTO: O CHAPÉU - CHARLES KIEFFER - COM GABARITO

Texto: O chapéu


     Planejei meticulosamente o assassinato de Manuel Soares. Podia fazê-lo com as próprias mãos; preferi, porém, contratar um pistoleiro.
          Para que Isabel não sofra, ou não sofra tanto, é imprescindível tirá-lo do caminho. Se eu próprio o matasse, o complexo de culpa iria atormentá-la, tornando impossível o grande e mais intenso amor de sua vida, fogo em que se tem consumido lentamente (emagrece e chora em silêncio, tem os olhos ardidos e o corpo trêmulo) e entre um gemido e outro de prazer eles haveriam de ouvir seu riso sarcástico e maldoso.
          Mas para eliminá-lo da face da Terra, arrancá-lo da cidade como se fosse uma       erva maldita, foi preciso antes que eu o odiasse. Por isso, dia após dia (somos colegas   de repartição), procurei descobrir nele atitudes dissimuladas, falsidades, orgulho, mesquinharias que me dessem motivação para levar adiante o meu intento. O ódio       foi alimentando-se do conhecimento. Hoje pela manhã atingiu o limite máximo, quando entreguei ao pistoleiro a quantia estipulada para o crime.
           - Exatamente às 20 horas, todas as noites, ele sai de seu apartamento na Rua G, prédio 203. Hoje é segunda-feira, portanto estará vestido de calça de linho branco, camisa azul-marinho e chapéu de feltro. Preste atenção ao chapéu. É um dos últimos homens a usá-lo nesta cidade. Atire assim que atravessar a porta de vidro do edifício.
           O pistoleiro recuou e, sem dizer sequer uma palavra, saiu da sala.
           Os longos anos de convívio e o plano longamente arquitetado me possibilitaram       conhecer todos os hábitos de Manuel Soares. Sim, não há possibilidade de engano.
           Exatamente às 20 horas estará na calçada, tirará o chapéu e baterá com a mão sobre       o feltro (para retirar o pó), olhará indeciso para ambos os lados e enfim optará pelo       direito, caminhará durante 45 minutos, ora fumando, ora assobiando uma velha cação       portuguesa, e depois retornará ao apartamento. Suponho que antes de dormir mergulhe a dentadura postiça num copo d´agua, displicentemente.
          Hoje, durante o expediente, surpreendi-o agitado em diversas circunstâncias, esfregando as mãos com impaciência. Duas ou três vezes foi ao banheiro, atitude totalmente inabitual. Pressente alguma coisa? E se na hora H resolver não fazer o seu passeio? E se estiver com cólicas? Um medo inconsciente? E se no exato momento passar pela rua um sujeito qualquer vestido de forma semelhante e o meu contratado       disparar sobre um inocente?
          Não. Absolutamente não é hora de pensar em tais possibilidades. Manuel Soares será assassinado dentro de cinco minutos. O relógio da sala avança para o instante fatal.
          Vou apanhar o chapéu e descer de encontro à bala que me espera.

                          KIEFFER, Charles. Antologia pessoal. Porto Alegre:
                                                                        Mercado Aberto, 1998.
Entendendo o texto:
01 – Leia os dois primeiros parágrafos do texto. De que tipo é o narrador do conto?
        Trata-se de um narrador-personagem.

02 – Qual é a intenção do narrador, isto é, qual é o seu objetivo principal, ao planejar a morte de Manuel Soares?
        A intensão do narrador é não deixar Isabel sofrer.

03 – O narrador conhecia bem a vítima? Como? Explique.
        Sim, ele conhecia muito bem Manuel Soares, porque trabalhavam juntos, na mesma repartição, e ele o observou durante muito tempo.

04 – Segundo o narrador, embora ele pudesse matar Manuel Soares com as   próprias mãos, preferia não fazê-lo. Por quê?
        Porque, se ele mesmo matasse Manuel Soares, Isabel sentiria culpa e não poderia ser feliz com o grande amor de sua vida.

05 – Qual foi o primeiro obstáculo que o narrador enfrentou, ao decidir que   Manuel Soares deveria ser eliminado? Como ele resolveu isso? Explique.
        Ele não tinha motivos para matar Manuel Soares. Então ele precisou se concentrar em conhecer seus defeitos, suas características negativas, para ter motivos suficientes que alimentassem o ódio que o levaria ao assassinato.

06 – Qual foi a solução encontrada pelo narrador para levar a cabo seu intento, uma vez que não poderia usar as próprias mãos?
         Ele contratou um pistoleiro, um matador profissional.

07 – Reescreva a frase: “Para que Isabel não sofra, [...] é imprescindível tirá-lo   do caminho”, usando uma linguagem coloquial e deixando claro o que o    narrador quis dizer.
          “Para Isabel não sofrer, é realmente necessário tirar Manuel Soares do Caminho dela.”; ou seja, ela só será feliz se ele não existir mais, porque ele atrapalha a vida dela, impede que ela viva seu grande amor.


41 comentários:

  1. Otimas questões! Mas, e quanto ao final, ao desfecho???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pelo que meu professor explicou, ele é o próprio Manuel Soares

      Excluir
  2. Apresente algumas das características deste gênero o chapéu de Charles Kiefer

    ResponderExcluir
  3. Na verdade ele não é um colega é sim o propio Manuel fica dificil perceber mas o texto tem esta intenção

    ResponderExcluir
  4. Quais são os tipos de perguntas para esse texto???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quem é Isabel? Qual é sua ligação com Manuel Soares? Como vc descobriu isso?

      Excluir
    2. Na narrativa "O chapéu" de Charles Kieffer,Isabel é a mulher de Manoel Soares,ele declara amor por ela no texto.

      Excluir
  5. Respostas
    1. O nareanar é o próprio Manuel soaSoa ou manuel soaSoa pode ser outra pessoa pq ele podia tá falando na fala do manuel

      Excluir
  6. Em minha escola a professora deu a entender que Manuel era o próprio narrador. Mas que o objetivo do autor era confundir, por isso o conto se inicia em terceira pessoa. No começo foi bem difícil entender, mas aos poucos os detalhes foram se encaixando.

    Mas acho que Manuel pode acabar sendo da interpretação de cada um. Essa foi a nossa. :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é bem assim. Não se pode entender aquilo que foge ao horizonte de expectativas, do horizonte de possibilidades. No conto o narrador se coloca em primeira pessoa e coloca o objeto da narrativa, que é ele próprio, em terceira pessoa, promovendo uma espécie de distanciamento de si para si mesmo, olhando-se à distância para perceber seus defeitos e, assim, adquirir aversão que pudesse justificar sua morte. É a busca pelo encorajamento já que o que ele deseja é não deixar na cabeça da amada a ideia de que a morte teria sido por desilusão amorosa, o que, no entender de Manoel Soares, poderia gerar na cabeça da amada um sentimento de amor romântico que pudesse comprometer a futura relação dela com a outra pessoa por quem estava apaixonada, talvez, não se sabe ao certo, razão da não correspondência amorosa.

      Excluir
  7. Oque significa 《fogo que se tem consumido》

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. (emagrece e chora em silêncio, tem os olhos ardidos e o corpo trêmulo)

      Excluir
  8. Qual a nacionalidade de Manuel Soares

    ResponderExcluir
  9. Haveria outra solução para o problema. Explique.

    ResponderExcluir
  10. Quem é Isabel?qual é a ligaçao dela com Manuel Soares?

    ResponderExcluir
  11. Essas questões foram retiradas do livro Tecendo linguagens, 9°ano.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É esse livro que eu tenho e eu tenho 12 anos e eu estudo em livro do 9 ano eu sou MT inteligente

      Excluir
  12. Sim, minha fonte de pesquisa para publicar é o livro didático.

    ResponderExcluir
  13. Quem é o protagonista e o antagonista do texto?

    ResponderExcluir
  14. Qual e o gênero textual desse texto?

    ResponderExcluir
  15. quais sao os sintomas de isabel que denunciam esse -fogo- a que o narrador refere Porque ela se sente assim

    ResponderExcluir
  16. Apresente algumas das características deste
    gênero.

    ResponderExcluir
  17. em que espaço e aonde acontecem as ações?

    ResponderExcluir
  18. A interpretação do texto tá bem equivocada, claramente o parágrafo final revela que o narrador é o próprio Manoel Soares

    ResponderExcluir
  19. Alguém pode me dizer qual gênero é esse texto?

    ResponderExcluir
  20. Iria trabalhar com esse texto na Universidade mas o professor disse q seria um assunto muito forte para tratar com alunos por falar de pistoleiro. Correto?

    ResponderExcluir