sábado, 6 de janeiro de 2018

PLANEJAMENTO: LIVRO EJA MODERNA - 6º ANO - EDITORA MODERNA

EJA MODERNA – EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – COMPONENTE CURRICULAR:LÍNGUA PORTUGUESA
ORGANIZADORA: EDITORA MODERNA – EDITORA RESPONSÁVEL: VIRGÍNIA AOKI    
PLANEJAMENTO 2º SEMESTRE (DE 31/07/2017 à 05/10/2017)
PROFESSORA:
COORDENADOR PEDAGÓGICO:
DISCIPLINA: LÍNGUA PORTUGUESA
TURMA: 6º ANO
OBJETIVO GERAL DA ÁREA DO CONHECIMENTO: LINGUAGENS
As disciplinas que compõe esta área de conhecimento têm por objetivo tornar o aluno capaz de aplicar as tecnologias da comunicação e da informação na escola, no trabalho e em outros contextos relevantes para sua vida; conhecer e usar língua estrangeira moderna como instrumento de acesso a informações; compreender e usar a linguagem corporal; compreender e usar os sistemas simbólicos das  diferentes  linguagens; compreender e usar a língua portuguesa  como língua materna, geradora de significação e integradora da organização do mundo e da própria identidade.
OBJETIVO GERAL DA DISCIPLINA: LÍNGUA PORTUGUESA
Criar situações nas quais o aluno possa aprendê-la, não somente por palavras, mas saber combiná-la em expressões complexas e aprender pragmaticamente, concretizando-a em seu mundo.

DATA
CH
CONTEÚDO
METODOLOGIA
    AVALIAÇÃO
 

02/08





4H

Gênero Textual: Notícia – Carteira de Identidade gratuitamente.
Classe Gramatical – Substantivo – Comum e Próprio – Conceito e Atividades.
Aula dialogada tendo como base o livro EJA, desenvolverá leitura, discussão e interpretação do poema no caderno.
No quadro desenvolverá o conteúdo gramatical e em folhas fotocopiadas fará os exercícios.

Avaliação contínua e diagnóstica.


09/08





4H
Gênero Textual: Poema – Morte e vida Severina.
Pesquisa no dicionário das palavras desconhecidas.
Classe Gramatical: Substantivo- Concreto e Abstrato - Conceito, Classificação e Atividades.
Aula dialogada, através do livro EJA, leitura, discussão e interpretação do poema no caderno.
Com uso do dicionário farão a pesquisa das palavras desconhecidas.
Desenvolverão as atividades de gramática no caderno.


Avaliação contínua e diagnóstica.


16/08





4H
Linguagem não verbal – Quadro “Os retirantes”.
Classe Gramatical – Substantivo – Primitivo e Derivado- Conceito e Classificação.

Aula dialogada para a compreensão da pintura.
No caderno desenvolverá exercícios e resoluções sobre substantivos primitivos e derivados.
Pesquisa, recorte e colagem em revistas dos substantivos.
Avaliação contínua e diagnóstica.


23/08




4H
Gênero Textual: Poema – Poeminha do contra.
Produção Textual- Poema


Aula dialogada a partir da leitura do poema no livro EJA, e por fim, fazerem a interpretação no caderno.
Discussão sobre os possíveis temas: Amor, Infância, Solidão ou outro para incentivar a produção do poema.

Avaliação contínua e diagnóstica.

30/08


4H
Características do poema.
Gênero Textual: Poema – Soneto 4 – Camões.
Classe Gramatical – Substantivo – Composto e Simples.
Aula dialogada com leitura do poema no livro EJA com explicações sobre as características do poema.
Através de pesquisas em revistas, recortes e colagem no caderno.
Avaliação contínua e diagnóstica.

06/09

4H
Gênero Textual – Poemas – Quadrilha / Triste Partida.
Variedades Linguísticas/regionais/sociais/situacionais.
Classe Gramatical: Substantivo – Gênero e Número- Conceito e Atividades.

Aula dialogada por meio dos poemas será explicado sobre as distintas formas de utilizar uma mesma língua com leitura e interpretação no caderno.
Atividades sobre gênero e número do substantivo no caderno.
Avaliação contínua e diagnóstica.


13/09


4H
Gênero Textual – Poema – Vício na fala.

Canção: O Cuitelinho


Aula dialogada com leitura e interpretação do poema, percebendo as características já estudadas e dando ênfase ao preconceito linguístico.
Ouvir a canção  utilizando o notebook, e a partir de então perceber a  diferença da norma culta padrão e o linguajar popular.
Identificar na canção palavras escritas como se falam e reescrevê-las o mais próximo da norma culta.

Avaliação contínua e diagnóstica.


20/09


4H
Gênero Textual – Música – Saudosa maloca.
Classe Gramatical – Adjetivo – Conceito.


Aula dialogada, após ouvir a canção o aluno fará a interpretação no caderno, encontrando palavras ou expressões que representem variedade social.
Atividades no quadro sobre adjetivos para ser desenvolvidas no caderno.
Avaliação contínua e diagnóstica.

27/09

4H
Gênero Textual – Notícia – Culturas africanas influenciaram nosso idioma.
Pesquisa de vocábulos que tem raízes africanas.
Aula dialogada a partir da leitura da notícia no livro EJA.
Pesquisa, recorte e colagem em revistas de vocábulos que tem raízes africanas.
Avaliação contínua e diagnóstica.

04/10

4H
Texto: Declaração Universal dos Direitos Humanos.
Música Declaração Universal dos Direitos Humanos (Clésio Tapety)
Produção Textual Narrativa.
Aula dialogada a partir da leitura, discussão e interpretação do texto.
Incentivar a produção textual sobre o Tema: Direitos Universal.
Avaliação contínua e diagnóstica.



12 comentários:

  1. Gostaria dos planejamentos de língua portuguesa completos da editora moderna do 6° ao 9° ano

    ResponderExcluir
  2. OI, boa tarde!
    poderia compartilhar esse plano de 6 ao 9 comigo?
    albertofreitas.br@gmail.com me ajudaria muito, preciso elaborar e não sei por onde começar. obrigado!

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde.
    Vc pode me passar do 6° ao 9 ° anos, de todos os bimestres, de língua portuguesa, por favor?!
    Meu email é: icpaa@hotmai.com.br
    Mto obrigada

    ResponderExcluir
  4. Gostaria o plano de matemática
    monemelo6@hotmail.com

    ResponderExcluir
  5. Tem esse livro em pdf (professor)?

    ResponderExcluir
  6. voce tem o manual do professor EJA MODERNA – EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS ?

    ResponderExcluir
  7. Não, gostaria.de conseguir Geografia

    ResponderExcluir
  8. Boa noite, você tem o planejamento da E.J.A. da 6 a 9 fase? poderia compartilhar?

    ResponderExcluir