sexta-feira, 12 de janeiro de 2018

MÚSICA(ATIVIDADES): TENHO SEDE - DOMINGUINHOS/ANASTÁCIA - COM GABARITO

Música(Atividades): Tenho Sede

                                            Dominguinhos/Anastácia

Traga-me um copo d'água, tenho sede
E essa sede pode me matar
Minha garganta pede um pouco d'água
E os meus olhos pedem o teu olhar

A planta pede chuva quando quer brotar
O céu logo escurece quando vai chover
Meu coração só pede o teu amor
Se não me deres posso até morrer.

Entendendo a canção:

01 – Quando se lê o título da canção e o primeiro verso que diz “Traga-me um copo d’água” eles nos remetem a uma possível interpretação. Qual seria o assunto tratado nesta canção se levássemos em conta somente o título e o primeiro verso?
      Relacionando o título e o primeiro verso, entende-se que o eu poético sente sede e pede um copo d’água.

02 – A palavra sede pode ter diferentes significados conforme o contexto em que for utilizada, então podemos dizer que o eu poético tem sede do quê? Por quê?
      O eu poético tem sede de ter seu amor correspondido. Porque senão pode até morrer.

03 – A canção utiliza a linguagem poética, como no trecho: “E os meus olhos pedem teu olhar.” Os olhos neste trecho simbolizam quem ou o quê?
      Os olhos simbolizam o amor do eu poético por sua amada.

04 – Como os olhos podem pedir algo? O olhar tem algum poder como sugere o texto na primeira estrofe? Por quê?
      Numa linguagem poética, figurativa. SIM, pois transmite aquilo que o coração está sentindo. É possível fazer esta leitura do olhar.

05 – A água tem uma importante utilidade para a natureza. Retire um verso da canção que comprova esta afirmação.
      “A planta pede chuva quando quer brotar.”

06 – A partir do trecho: “Tenho sede e essa sede pode me matar”, analise e responda: É possível morrer de sede? nesta canção, qual o sentido de “morrer”?

      Sede por falta de água, pode se morrer sim. Também pode morrer de amor sim, é a síndrome do coração partido, uma tristeza tão profunda pela perca de um amor, que seria capaz de causar a morte. Segundo os cientistas, os sintomas da doença, como dor no peito, falta de circulação sanguínea, dificuldade para respirar e fraqueza são muitos semelhantes aos ataque cardíaco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário