quarta-feira, 3 de janeiro de 2018

MÚSICA(ATIVIDADES): MORRO VELHO - MILTON NASCIMENTO - COM GABARITO

Música(Atividades): Morro Velho

                                          Milton Nascimento
No sertão da minha terra, fazenda é o camarada que ao chão se deu
Fez a obrigação com força, parece até que tudo aquilo ali é seu
Só poder sentar no morro e ver tudo verdinho, lindo a crescer
Orgulhoso camarada, de viola em vez de enxada

Filho do branco e do preto, correndo pela estrada atrás de passarinho
Pela plantação adentro, crescendo os dois meninos, sempre pequeninos
Peixe bom dá no riacho de água tão limpinha, dá pro fundo ver
Orgulhoso camarada, conta histórias pra moçada

Filho do senhor vai embora, tempo de estudos na cidade grande
Parte, tem os olhos tristes, deixando o companheiro na estação distante
Não esqueça, amigo, eu vou voltar, some longe o trenzinho ao deus-dará

Quando volta já é outro, trouxe até sinhá mocinha pra apresentar
Linda como a luz da lua que em lugar nenhum rebrilha como lá
Já tem nome de doutor, e agora na fazenda é quem vai mandar
E seu velho camarada, já não brinca, mas trabalha.

Entendendo a canção:
01 – De que se trata esta canção?
      Fala da amizade de dois meninos, um branco e um negro, que vivem no campo; faz uma análise instintivamente das desigualdades sociais e do preconceito racial.

02 – Na letra da canção há uma frase que corresponde a diferença de classe social e subordinação do homem no campo.
Indique a alternativa que mostra corretamente a frase:
a)   E seu velho camarada, já não brinca, mas trabalha.
b)   Parte, tem os olhos tristes, deixando o companheiro na estação distante.
c)   Linda como a luz da lua que em lugar nenhum rebrilha como lá.
d)   Não esqueça, amigo, eu vou voltar, some longe o trenzinho ao deus-dará.

03 – Os versos retratam a estrutura de uma sociedade cindida pelas contradições entre as classes sociais. Ao analisar a sociedade capitalista, Marx revela que o profundo antagonismo na divisão social do trabalho repercute no fenômeno educativo e a educação passa a ser compreendida como:
a)   Uma prática comercial com o objetivo de promover a melhoria da formação técnica e da qualificação dos trabalhadores para o mercado de trabalho.
b)   Instrumento de legitimação e reprodução da ordem social estruturada na oposição entre as classes sociais, garantindo a preservação da hierarquia social e o controle ideológico da classe dominante.
c)   Meio pelo qual a sociedade se renova e preserva as condições de sua própria existência.
d)   Atividade neutra e portadora de um caráter universal, cujo propósito é atuar como instrumento de transformação política da estrutura social burguesa.
e)   Atividade capaz de emancipar por si mesma as classes subalternas da sua condição de explorada.

04 – Na música Morro Velho, o que aparece como diferença e o que podemos perceber como desigualdade?
      A diferença é caracterizada pela diversidade social e cultural, embora relacionar-se com o outro que é diferente nos enriquece, pessoal e coletivamente na nossa humanidade, nas nossas identidades. Já a desigualdade é a negação do outro, muitas vezes escravizados e massacrado, mas que permanece resistindo e afirmando sua identidade. É o caso dos negros e mulheres.

05 – Em que espaço a história se passa?
      Na fazenda.

06 – Quem são os personagens apresentados e qual a relação entre eles?
      O filho do branco e o filho do preto.
      Quando crianças amigos, mas na fase de adulto a relação é de patrão e empregado.

07 – O que separa os personagens? O que acontece a partir daí?
      O filho do branco vai para a cidade grande estudar, e o filho do preto continua na fazenda.
      O filho do branco volta doutor e agora vai mandar na fazenda, ou seja, “e seu velho camarada, já não brinca, mas trabalha.”

08 – Na segunda estrofe o autor fala sobre as diferenças raciais e sociais, que quando criança, os personagens, não se dão conta, de que existem diferenças, querem apenas serem livres e brincar. Cite um verso que confirme a fala do autor.
      “Filho do branco e do preto, correndo pela estrada atrás de passarinho.”

09 – No verso: “Tudo verdinho, lindo a crescer”, é uma visão do universo romântico. Que ideal a letra ainda traz?
      O ideal de inocência e do mundo utópico, que é o interior do país.

10 – Onde podemos encontrar os ecos abolicionistas de Olavo Bilac na canção?
      Na relação arcaica mantida entre filho branco, que é quem vai mandar, e o filho negro, que ao final já não brinca, mas trabalha.

11 – Na terceira estrofe o autor abrange a educação, diferenças sociais, onde o filho do mais favorecido vai a cidade grande estudar, enquanto, o amigo, “filho do pobre”, fica no mesmo lugar, sem nenhuma perspectiva de mudança. Cite um verso.
      “Filho do senhor vai embora, tempo de estudos na cidade grande.”

12 – O autor fala de um mundo quase utópico (isto é, romântico), em que versos?
      “... peixe no riacho e estradas para se correr atrás de passarinhos.”

13 – Por que a música parece ser a mimetização da mescla de tradição e transformação da vida social e cultural brasileira?
      Porque o autor soube fotografar o costume, mas também apontar a insatisfação com esse costume, cruzando toques do romantismo e modernismo, movimentos que supõem contraditórios entre si.



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