segunda-feira, 1 de janeiro de 2018

MÚSICA: ME CHAMA - LOBÃO - COM INTERPRETAÇÃO/GABARITO

Música: Me Chama
                                       Lobão
Chove lá fora
E aqui tá tanto frio
Me dá vontade de saber

Aonde está você?
Me telefona
Me chama! Me chama!
Me chama!

Nem sempre se vê
Lágrima no escuro
Lágrima no escuro
Lágrima!

Tá tudo cinza sem você
Tá tão vazio
E a noite fica
Sem porquê

Aonde está você?
Me telefona
Me chama! Me chama!
Me chama

Nem sempre se vê!
Mágica no absurdo
Mágica no absurdo
Mágica!

Nem sempre se vê!
Lágrima no escuro
Lágrima no escuro
Lágrima!

Nem sempre se vê!
Mágica no absurdo
Mágica no absurdo
Mágica!

Nem sempre se vê!
Lágrima no escuro
Lágrima no escuro
Lágrima!

Entendendo a canção:

01 – Nos versos: “Aonde está você? / Me telefona.” De acordo com as normas gramaticais e também do conceito de adequação linguística, há dois erros. Quais? Explique.
      1° O pronome AONDE só deve ser empregado com verbos que indiquem ação e não estado.
      2° O erro no trecho citado é o uso do pronome ME ao iniciar o segundo verso. Pela norma culta o correto é colocar o pronome depois do verbo. Telefone-me.

02 – De que trata esta canção?
      Ela deixa bem claro a saudade que o eu lírico tem da amada, ele se sente vazio e a mente dele imagina mil coisas.

03 – Quem está falando nesse texto? Onde você acha que essa está?
      O eu poético está em sua casa, sozinho.

04 – Na sua opinião, para quem essa pessoa está pedindo para lhe telefonar?
      Resposta pessoal do aluno. Sugestão: Sua amada que ficou na Holanda.

05 – Na canção há a repetição de palavras ou expressão no início de versos, como por exemplo: “Mágica no absurdo / Lágrima no escuro”, como chama está figura de linguagem?
      Anáfora.

06 – No contexto o eu poético diz que: “Nem sempre se vê! / Mágica no absurdo.”, o que significa?
      Significa que imagina sua amada ao seu lado como um truque de ilusionismo (mágica) e contrário à razão (absurdo), pois ela estava em outro país.


Nenhum comentário:

Postar um comentário