segunda-feira, 11 de dezembro de 2017

MÚSICA(ATIVIDADES): NA SUA ESTANTE - PITTY - COM GABARITO

Música(Atividades): Na Sua Estante

                                        Pitty

Te vejo errando e isso não é pecado,
Exceto quando faz outra pessoa sangrar
Te vejo sonhando e isso dá medo
Perdido num mundo que não dá pra entrar

Você está saindo da minha vida
E parece que vai demorar
Se não souber voltar ao menos mande notícias
Você acha que eu sou louca
Mas tudo vai se encaixar
Estou aproveitando cada segundo
Antes que isso aqui vire uma tragédia

E não adianta nem me procurar
Em outros timbres, outros risos
Eu estava aqui o tempo todo
Só você não viu

Você tá sempre indo e vindo, tudo bem
Dessa vez eu já vesti minha armadura
E mesmo que nada funcione
Eu estarei de pé, de queixo erguido
Depois você me vê vermelha e acha graça
Mas eu não ficaria bem na sua estante

Só por hoje não quero mais te ver
Só por hoje não vou tomar minha dose de você
Cansei de chorar feridas que não se fecham, não se curam
E essa abstinência uma hora vai passar...

Entendendo a música:

01 – Retire do texto um verso que traz um exemplo de antítese. Explique.
      “Você tá sempre indo e vindo, tudo bem.” É uma figura de linguagem que consiste na aproximação de palavras ou expressões de sentido oposto.

02 – Destaque da canção: O emissor, o receptor e a mensagem:
      O emissor: A menina (o eu poético).
      O receptor: O namorado.
      A mensagem: Deixa lá guardada “na estante” pra quando “ele” precisar, tela por perto.

03 – Retire do texto dois exemplos típicos de linguagem coloquial, depois transcreva-os na linguagem formal:
      “Você sempre indo e vindo, tudo bem”.
       Você está sempre indo e vindo, tudo bem.
      “Perdido num mundo que não dá pra entrar.”
      Perdido num mundo que não dá para entrar.

04 – Na 1ª estrofe, há uma demonstração de amor do eu-lírico (uma menina)? Explique.
      Sim. Primeiro porque a menina vê os erros de seu amado, e os ameniza por mais graves que sejam, segundo porque no último verso da estrofe ela expressa, embora não explicitamente, que gostaria de ter acesso ao mundo de seu amado, possivelmente para entende-lo. Isso leva o leitor / ouvinte a perceber o afeto do eu lírico por seu amado.

05 – Na 2ª estrofe, a menina admite uma desilusão amorosa.
a)   Ela parece superar rápido esse momento? Por quê?
Ela não parece superar rápido o momento pela forma como se expressa dá a entender que ela não quer perder a pessoa, ao dizer “antes que isso vire uma tragédia” o eu lírico refere-se ao fim de seu relacionamento e dizendo que será uma tragédia.

      b) Por que ela sofre com as palavras de seu namorado em:
      “Você acha que eu sou louca / Mas tudo vai se encaixar”?
      Porque seu namorado não vê o valor que ela tem. Ela tenta mostrar a esse alguém o que ele está fazendo, como está se distanciando, mas “ele” não percebe.

06 – Na 3ª estrofe, como a menina resolve mostrar para ele que ela tem o seu valor?
      Dizendo que não adianta ele procurar substituí-la por outra pessoa, pois ela é única e ele a havia perdido.

07 – Na 4ª estrofe, ela se mostra mais determinada em que postura passar a ter. Explique.
      A menina diz que mesmo que as coisas deem errado ela permanecerá com a mesma postura: manter distância dele.

08 – Explique o sentido de cada um dos versos abaixo:
a)   “Dessa vez eu já vesti minha armadura”.
Não iria me machucar.

b)   “Mas eu não ficaria bem na sua estante”.
Eu não ficaria bem exposta para você.

c)   “Só por hoje não vou tomar minha dose de você”
Hoje vou te evitar.

d)   “Cansei de chorar feridas que não se fecham”.
Cansei de sofrer por algo que não irá mudar.

e)   “E essa abstinência uma hora vai passar...”.Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Deixarei de sentir sua falta.

09 – Explique os versos: “Estou aproveitando cada segundo / antes que isso vire uma tragédia.”
      O eu lírico refere-se ao fim do relacionamento e dizendo que será uma tragédia.

10 – No verso: “Só por hoje não vou tomar minha dose de você.” Encontre duas formas diferentes de dizer o mesmo, utilizando o sentido denotativo e conotativo.
      Denotativo: “Só por hoje não vou pensar em você!”
      Conotativo: “Só por hoje não vou por você na mina cabeça.”

11 – Você concorda que só é pecado quando os nossos erros fazem outros pessoas sangrar?
      Resposta pessoal do aluno.


5 comentários: