domingo, 3 de dezembro de 2017

MÚSICA(ATIVIDADES): HOMEM PRIMATA - TITÃS - COM GABARITO

Música(Atividades): Homem Primata

                                               Titãs
Desde os primórdios
Até hoje em dia
O homem ainda faz
O que o macaco fazia
Eu não trabalhava
Eu não sabia
Que o homem criava
E também destruía

Homem primata
Capitalismo selvagem
Ô! Ô! Ô!
Homem primata
Capitalismo selvagem
Ô! Ô! Ô!

Eu aprendi
A vida é um jogo
Cada um por si
E Deus contra todos
Você vai morrer
E não vai pro céu
É bom aprender
A vida é cruel

Homem primata
Capitalismo selvagem
Ô! Ô! Ô!
Homem primata
Capitalismo selvagem
Ô! Ô! Ô!

Eu me perdi
Na selva de pedra
Eu me perdi
Eu me perdi

I am a cave man
A young man
I fight with my hands
With my hands
I am a jungle man
A monkey man
Concrete jungle
Concrete jungle
Hey

Desde os primórdios
Até hoje em dia
O homem ainda faz
O que o macaco fazia
Eu não trabalhava
Eu não sabia
Que o homem criava
E também destruía

Homem primata
Capitalismo selvagem
Ô! Ô! Ô!
Homem primata
Capitalismo selvagem
Ô! Ô! Ô!

Eu aprendi
A vida é um jogo
Cada um por si
E Deus contra todos
Você vai morrer
E não vai pro céu
É bom aprender
A vida é cruel

Homem primata
Capitalismo selvagem
Ô! Ô! Ô!
Homem primata
Capitalismo selvagem
Ô! Ô! Ô!

Eu me perdi
Na selva de pedra
Eu me perdi
Eu me perdi
Eu me perdi
Eu me perdi.



Entendendo a canção:

01 – Qual é o tema da música? E que entendeu da ideologia da letra da canção?
      Homem Primata. Fala sobre o capitalismo.

02 – O que a música do Titãs, homem primata, quer dizer ao relacionar capitalismo ao período da pré-história?
      Ao dizer que o homem é capitalista e primata, a letra da música está considerando o capitalismo como uma forma primitiva e predatória de sistema econômico. 

03 – Sociologia surge dentro do contexto da sociedade capitalista, no qual temos chamado de mundo moderno. Sendo assim, qual a relação entre a Sociologia e o mundo capitalista?!
      É aquela que nos possibilita pensar justamente o porquê da Sociologia ter surgido dentro desse Mundo Moderno, mundo capitalista. A Sociologia é uma ciência recente e que tem o seu surgimento dentro do mundo burguês, ou seja, uma ciência que surge para tentar entender que relações eram essas que estavam sendo estabelecidas com as transformações capitalistas, como por exemplo, as industrializações, as explorações, as desigualdades, o aparecimento das novas classes sociais (patrões e trabalhadores), os comércios, assim como a internacionalização dessas mesmas relações do capital. A Sociologia é, neste sentido, uma ciência que busca entender o mundo capitalista.
Precisamos levar em conta também que a Sociologia não surge de uma hora para a outra, mas sim como um processo de estudos e debates que estavam sendo feitos por pensadores, intelectuais, homens e mulheres dentro de um contexto histórico determinado. Nosso contexto histórico é o europeu, nos séculos XVII, XVIII e XIX. É a partir desse contexto que estamos nos referindo; é a partir daqui que dizemos que surge a Sociologia.

04 –Na letra da música o compositor diz que desde os primórdios até o nosso dia o homem ainda faz o que o macaco fazia. O que é isso que fazemos desde sempre?!
       Nos possibilita pensar o trabalho. Podemos pensar a referência aos “macacos” na letra como uma analogia às espécies humanas que existiram na Pré-História, ou seja, desde aqueles seres o trabalho já era realizado, pois sem ele a existência seria impossível.
       Pensar o trabalho é muito interessante e deve ser feito com atenção, pois se trata de um tema bastante discutido e debatido entre os pensadores e sociólogos.
      O trabalho é, portanto, uma relação que estabelecemos com o mundo e com a natureza, sendo que isso transforma nossa realidade e a nós mesmos.

05 – A sociedade capitalista se cria dentro da transição da sociedade feudal para a sociedade burguesa. Nessa sociedade capitalista, o que o trabalho representa?!
      Nos coloca em debate o que o trabalho representa ou significa para o mundo capitalista. Pensamos então que no mundo capitalista o trabalho transforma homens e mulheres em mercadoria, já que estes são comprados pelos patrões em troca de um dinheiro, chamado por nós de salário.

06 – Qual a diferença entre o trabalho feito pelos “macacos” e o trabalho na sociedade capitalista?!
      Trata da diferença entre o trabalho feito pelos macacos e o trabalho feito pelos seres humanos. Neste caso, os macacos representam o trabalho feito pelos animais irracionais...  E aqui entra nossa diferença. Nós, seres humanos, pensamos para realizar nossas ações, diferente dos outros animais, que não estabelecem pensamentos para transformar o seu meio, ou seja, para “trabalhar”.

07 – Por que o compositor considera o Capitalismo como selvagem?! Justifique.
      Todos nós já sabemos... basta dar um “role” pelas ruas de nossa cidade para perceber o quanto as relações capitalistas produziram de desigualdades.

08 – O que o homem cria e destrói?
      Tudo que o homem cria se destrói pela natureza, o próprio homem é um ser destrutivo, nossa natureza é o resultado das sombras que geramos pela nossa recaída no mundo.

09 – Quais são as justificativas para a destruição?
      Consumir é destruir. Existe aquela velha máxima de que é impossível criar algo sem destruir algo antes. Na nossa, sociedade industrial e consumista essa máxima assume proporções, gigantescas. De uma simples garrafa plástica de água mineral até um veículo ou uma casa, tudo que consumimos hoje em dia tem um impacto muito maior do que em outras épocas de nossa civilização.

10 – Segundo Marx, " O trabalho não é a fonte de toda riqueza. A natureza é fonte de todos os valores de uso (que são de qualquer forma, a riqueza real!) tanto quanto o trabalho, que não é em si nada além da expressão de uma força natural, a força de trabalho do homem". Como podemos vincular esta citação de Marx com o Capitalismo Selvagem?
      Segundo a 1ª preposição, o trabalho era a fonte de toda a riqueza e de toda a cultura, logo, sem trabalho a sociedade é impossível.
      Sendo assim o trabalho produtivo só é possível na sociedade pela sociedade, o seu produto pertence integralmente, por direito igual a todos os membros da sociedade.
      Podemos vincular ao Capitalismo Selvagem, pois na sociedade atual os meios de trabalho são monopólio da classe Capitalista. O estado de dependência que então resulta para a classe operária é a causa da miséria e da servidão em todas as suas formas.

11 – No texto “Homem Primata”, a comparação estabelecida entre o homem e macaco alude:

a)   A uma das teorias sobre a origem da espécie humana.

b)   Ao comportamento irracional do homem na sociedade moderna.

c)   Às semelhanças biológicas entre os dois seres.

d)   Ao bom relacionamento entre homem e macaco.

e)   Ao capitalismo selvagem da sociedade contemporânea.

 

 

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário