quinta-feira, 9 de novembro de 2017

CRÔNICA: O QUE É RIQUEZA E POBREZA - COM GABARITO


CRÔNICA: O que é Riqueza e Pobreza


    Um dia, um pai de família rica levou seu filho para viajar para o interior com o firme propósito de mostrar quanto as pessoas podem ser pobres.
    Eles passaram um dia e uma noite na fazenda de uma família muito pobre.

    Quando retornaram da viagem, o pai perguntou ao filho:
    “- Como foi a viagem?”                          
    “- Muito boa, Papai!”
    “- Você viu como as pessoas podem ser pobres?”
    “- Sim.” Respondeu o menino.
    “- E o que você aprendeu?”, o pai perguntou.
    O filho respondeu:
    “- Eu vi que nós temos um cachorro em casa, e eles têm quatro.
Nós temos uma piscina que alcança o meio do jardim; eles têm um riacho que não tem fim.
Nós temos uma varanda coberta e iluminada com luz, eles têm um céu imenso com as estrelas e a lua.
Nosso quintal vai até o portão de entrada, eles têm uma floresta inteira.”
    O pequeno garoto estava acabando de responder quando seu pai ficou estupefato pelo que o filho acrescentou:
    “- Obrigado, pai, por me mostrar o quanto nós somos pobres…”.

Disponível em: <http://www.reflexaodevida.com.br/>

Questões

1) Perceba que o texto se constrói por meio da oposição de pensamentos, no que se refere à definição de riqueza e pobreza. Explique a referida oposição:
      É a diferença do que é riqueza para um e o que é pobreza para o outro.

2) “Nós temos” e “Eles têm” se repetem ao longo do texto na construção da oposição mencionada na questão anterior. Identifique a que se referem os termos destacados abaixo:
Nós temos: são os bens materiais que o narrador possuem.
 Eles têm: são os bens oferecido pela natureza a família pobre.

3) Releia esta passagem:
“O pequeno garoto estava acabando de responder quando seu pai ficou estupefato pelo que o filho acrescentou:     

“- Obrigado, pai, por me mostrar o quanto nós somos pobres…”.
Note que foi empregada a palavra “estupefato” para expressar a reação do pai diante da descoberta do filho. Identifique outros vocábulos que poderiam ser colocados no lugar da palavra citada, sem interferência no sentido do texto:
      Pode ser colocados: espantado, admirado, surpreso, perplexo, etc.

4) Explique o porquê da utilização do sinal de aspas em quase toda a extensão textual:
       Foram usadas para realçar certas partes do texto.

5) Justifique o emprego da vírgula nestes trechos, em que o filho exprime a sua opinião sobre a viagem que fez:
“- Muito boa, Papai!”
      Serve para separar explicações.

“- Obrigado, pai, por me mostrar o quanto nós somos pobres…”.
      Ela serve para invocar o receptor da mensagem. 

6) Ocorre a omissão de um termo oracional no seguinte período:
a) “- Eu vi que nós temos um cachorro em casa, e eles têm quatro.”.
b) “Nós temos uma piscina que alcança o meio do jardim; eles têm um riacho que não tem fim.”.
c) “Nós temos uma varanda coberta e iluminada com luz, eles têm um céu imenso com as estrelas e a lua.”.
d) “Nosso quintal vai até o portão de entrada, eles têm uma floresta inteira.”.



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