sábado, 11 de novembro de 2017

POEMA: O BICHO - MANUEL BANDEIRA - COM GABARITO


POEMA:  O BICHO


Vi ontem um bicho
Na imundice do pátio
Catando comida entre os detritos.
Quando achava alguma coisa;
Não examinava nem cheirava:
Engolia com voracidade.
O bicho não era um cão,
Não era um gato,
Não era um rato.
O bicho, meu Deus, era um homem.

Manuel Bandeira. Rio, 27 de dezembro de 1947.

1. A expressão “Meu Deus” significa que o eu lírico:
a) (   ) alegrou-se com a cena.                   
b) (   ) ficou indiferente.
c) (   ) solucionou um problema social.
d) (X) fiou chocado com o espetáculo.
  
2. A causa principal da nossa admiração pela poesia é porque:
a) (X) o autor retratou a cena que humilha a condição humana.   
b) (   ) o autor procurou comparar o homem com cães e gatos.
c) (   ) o homem já não vive mais nesse ambiente de miséria.
d) (   ) é falsa a notícia de que a humanidade passa fome.

3. Essa admiração nos dá o sentimento de:
a) (   ) prazer.
b) (   ) admiração.
c) (X) pena.
d) (   ) desprezo.

4. A intenção do autor ao usar a palavra “bicho” parece que:
a) (   ) procurou chamar a nossa atenção para animais do lixo.                
b) (   ) a história é mesmo sobre um lixo.
c) (X) o homem se viu reduzido a condição de animal.
d) (   ) o homem deve ser tratado como animal.

5. O que motivou o bicho a catar restos foi:
a) (X) a própria fome.
b) (   ) a imundice do pátio.
c) (   ) o cheiro da comida.
d) (   ) a amizade pelo cão.

6. O assunto do texto é:
a) (   ) a imundice de um pátio.
b) (   ) um bicho faminto.
c) (   ) a comida que as pessoas jogam fora.
d) (X) a triste situação de um homem.

7. Destaque o verbo nesta frase:
“Vi ontem um bicho na imundice do pátio.”
      O verbo é “Vi”.

8. Este poema serve para:
a) (   ) distrair.
b) (   ) informar sobre um acontecimento.
c) (X) partilhar um sentimento.
d) (   ) informar sobre a vida de um homem.

9. Esse poema apresenta:
a) (X) fato.
b) (   ) opinião.
c) (   ) descrição.










51 comentários:

  1. GOSTEI FÁCIL E PRÁTICO DE ENTENDER.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. me ajudou tambem porque e que o meu dever de casa e o texto o bicho em tão me ajudou realmente.

      Excluir
  2. Excelente texto e questões muito bem elaborada.

    ResponderExcluir
  3. Se você pudesse resumir a situação representada no poema em uma palavra, qual seria?alguém sabe

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. A última pergunta não está errada a resposta? Não seria descrição?

    ResponderExcluir
  6. Qual a coisa principal da nossa admiracao pela poesia e porque ?

    ResponderExcluir
  7. Esse é um Poema que ja li e usei em sala de aula "dezenas" de vezes, mas sempre me emociono. Um texto maravilhoso!

    ResponderExcluir
  8. Qual é o principal personagem do texto

    ResponderExcluir
  9. Texto maravilhoso e carregado de emoção.

    ResponderExcluir
  10. Qual e o género o texto tenho 10 anos sou do quinto ano me ajuda ai com a resposta

    ResponderExcluir
  11. O poeta antecipa ao leitor, que o bicho não era um cão, um gato, ou rato, por que alguém poderia supor que o personagem fosse um desses bichos ???

    ResponderExcluir
  12. Os dois textos explicam semelhança quando o assunto qual é a semelhança

    ResponderExcluir
  13. Gostei muito da interpretação implícita e explícita de texto

    ResponderExcluir
  14. Valeu me ajudou MT 😃
    Melhor site de dúvidas q já vi 🤝

    ResponderExcluir
  15. No texto a palavra DETRITOS siguinifica?

    ResponderExcluir
  16. Muito bom,muito obrigado posso entregar minha tarefa de casa em paz♡

    ResponderExcluir
  17. O poema tece uma dura crítica social à realidade brasileira dos anos 40 e é preciso ao fazer um registro da miséria humana. Você com essa afirmação? Porque?

    ResponderExcluir
  18. Qual é a finalidade do poema? Comente.

    ResponderExcluir
  19. Qual verso do poema revela que o poeta fica adimirado com que viu?

    ResponderExcluir
  20. Tirei 5,0 na prova de português 😜

    ResponderExcluir
  21. Parabéns pelo trabalho. Só faz uma correção na primeira pergunta, pois não é o autor que diz "meu Deus" e sim o Eu lírico.

    ResponderExcluir
  22. O poema denuncia uma situação, explique Com suas palavras

    ResponderExcluir
  23. Impressionante seus argumentos nao conhecia muito vou me aprofundar no assunto obrigada por compartilhar conosco seu conhecimento.

    ResponderExcluir