sexta-feira, 17 de novembro de 2017

HINO DA CONSCIÊNCIA NEGRA - MÚSICA(ATIVIDADES): OLHOS COLORIDOS - SANDRA DE SÁ - CONSCIÊNCIA NEGRA - COM GABARITO

 Música(Atividades): Olhos Coloridos

                                          Sandra de Sá
Os meus olhos coloridos
Me fazem refletir
Eu estou sempre na minha
E não posso mais fugir...

Meu cabelo enrolado
Todos querem imitar
Eles estão baratinado
Também querem enrolar...

Você ri da minha roupa
Você ri do meu cabelo
Você ri da minha pele
Você ri do meu sorriso...

A verdade é que você
(Todo brasileiro tem!)
Tem sangue crioulo
Tem cabelo duro
Sarará, sarará
Sarará, sarará
Sarará crioulo...
Sarará crioulo
Sarará crioulo...

Os meus olhos coloridos
Me fazem refletir
Que eu tô sempre na minha
Não! Não!
Não posso mais fugir
Não posso mais!
Não posso mais!
Não posso mais!
Não posso mais!

Meu cabelo enrolado
Todos querem imitar
Eles estão baratinados
Também querem enrolar...

Cê ri! Cê ri! Cê ri!
Cê ri! Cê ri!
Cê ri da minha roupa
Cê ri do meu cabelo
Cê ri da minha pele
Cê ri do meu sorriso...

Mas verdade é que você
(Todo brasileiro tem!)
Tem sangue crioulo
Tem cabelo duro
Sarará, sarará
Sarará, sarará
Sarará crioulo...

Sarará crioulo
Sarará crioulo...

Interpretação da letra:
01 – Nos trechos: “A verdade é que você / (Todo brasileiro tem!) / Tem sangue crioulo / Tem cabelo duro / Sarará, sarará / Sarará, sarará / Sarará crioulo...”; que crítica a autora faz?
      Crítica ao racismo e sua defesa de que o brasileiro formou-se do processo de miscigenação.
02 – Por que esta música é considerada um hino do povo brasileiro?
      É uma canção repetida à exaustão porque tem uma mensagem muito forte, que afirma a identidade negra por meio da valorização da beleza do “cabelo duro, sarará.”
03 – Que tema a letra da música aborda?
      Aborda o Racismo.
04 – O que você entende por “Os meus olhos coloridos / Me fazem refletir”? Explique.
      Inicia-se a música com estes versos, porque são traços tipicamente brancos e “me fazem refletir”, pois à verdade é que todo brasileiro tem sangue crioulo, tem cabelo duro.
05 – Qual reflexão ou pensamento essa música nos sugere?
      Nos sugere que não devemos ser racista, pois todos possuímos descendências iguais.
06 – O que o autor da música quer dizer sobre os versos da 3ª estrofe?
      Fala da crítica direta governo, pela intolerância e racismo, baseado pelas roupas que usava e seu modo de comportar levantando suspeitas ao governo.
07 – Que reflexão histórica podemos tirar desta música?
      Podemos começar pela década de 1970, em pleno Regime Militar em que os direitos de todos os cidadãos foram restringidos.
      Quanto a questão histórica que envolve o negro, o caminho é mais longo. O negro no Brasil possui uma história de muito sofrimento, trabalho, luta e morte. Mas, também uma história de muita resistência, cultura, tradição e religiosidade.
08 – A partir da leitura, analise as assertivas que seguem e assinale a alternativa correta.
I – A letra sugere uma grande miscigenação na população brasileira.
II – É evidente uma crítica social sobre a discriminação, haja vista que a música afirma um detrimento à cultura afro.
III – A música confirma os dados oficiais do censo demográfico que aponta a população afrodescendente como maioria no país.
IV – A letra da música enaltece a cultura afro e evidencia que, no Brasil, toda e qualquer forma de descriminação étnico-racial está superada.
a)   Estão corretas somente I e IV.
b)   Estão corretas somente I e III.
c)   Estão corretas somente II e III.
d)   Estão corretas somente I e II.
e)   Estão corretas somente III e IV.

                            ANÁLISE
        A música composta por Macau na década de 1980 no Brasil faz referência ao período da Ditadura Militar em que o compositor passa por um episódio de racismo após ser preso sem razão alguma por oficiais. Após esse fato deixando claro ter sido vítima de racismo, pelas roupas que usava e seu modo de comportar levantando suspeitas ao governo. Macau compõe essa música sendo uma crítica direta ao modo branco de se viver. Como, mesmo o autor começa a música “os meus olhos coloridos” traços tipicamente brancos e a questão do termo “sarará” tido como mestiços de com cabelos claros, geralmente ruivos; mas há também autores que interpretam esse termo como típico do cabelo mestiço. Falando da crítica direta ao governo, pela intolerância com o povo ele diz. “Você ri da minha pele, cê ri do meu cabelo, cê ri da minha roupa.” E na afirmação que resume a temática da música “mas a verdade é que você (todo brasileiro tem) sangue crioulo, tem cabelo duro.”
        A música é uma crítica ao racismo, dizendo que ela não se importa com os comentários e piadas que fazem, pois sabe que todos possuem descendências iguais.
        A força do negro é reflexo de toda indignação, revolta, descontentamento, orgulho, força de vontade, luta por igualdade e, principalmente, amor pelo que é, pela sua cor, seu cabelo, sua cultura e seus ideais

9 comentários:

  1. Só agradecer, por ter chegado até que e encontrar essa riqueza de contribuição, para o que eu precisava. Obrigado!

    ResponderExcluir
  2. Tem uma aí que eu não encontrei que e qual etnia está sendo representada na música olhos coloridos?

    ResponderExcluir
  3. muito obrigada mesmo. agora eu so vou estudar pra prova e ganhar nota

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Como a própria Sandra de Sá já disse em algumas entrevistas, o autor da música, Macau, usou o termo "Olhos Coloridos" porque estava com os olhos roxos, depois de sofrer violência policial nos anos 70. Não tem a ver diretamente com a Ditadura Militar, tem a ver com o abuso de autoridade e violência da polícia - que é algo que existe até hoje, embora com menos intensidade do que naquela época. Não é possível afirmar que a violência policial, no caso da letra da música, tinha a ver propriamente com a Ditadura Militar. Afirmar isso é fazer uma análise rasa, uma generalização pobre para a análise da letra.

    ResponderExcluir