quinta-feira, 9 de novembro de 2017

MÚSICA(ATIVIDADES): CIDADÃO - ZÉ GERALDO - COM GABARITO

Música(Atividades): Cidadão

                                              Zé Geraldo
Tá vendo aquele edifício moço?
Ajudei a levantar
Foi um tempo de aflição
Eram quatro condução
Duas pra ir, duas pra voltar
Hoje depois dele pronto
Olho pra cima e fico tonto
Mas me chega um cidadão
E me diz desconfiado, tu tá aí admirado
Ou tá querendo roubar?
Meu domingo tá perdido
Vou pra casa entristecido
Dá vontade de beber
E pra aumentar o meu tédio
Eu nem posso olhar pro prédio
Que eu ajudei a fazer

Tá vendo aquele colégio moço?
Eu também trabalhei lá
Lá eu quase me arrebento
Pus a massa fiz cimento
Ajudei a rebocar
Minha filha inocente
Vem pra mim toda contente
Pai vou me matricular
Mas me diz um cidadão
Criança de pé no chão
Aqui não pode estudar
Esta dor doeu mais forte
Por que que eu deixei o norte
Eu me pus a me dizer
Lá a seca castigava mas o pouco que eu plantava
Tinha direito a comer

Tá vendo aquela igreja moço?
Onde o padre diz amém
Pus o sino e o badalo
Enchi minha mão de calo
Lá eu trabalhei também
Lá sim valeu a pena
Tem quermesse, tem novena
E o padre me deixa entrar
Foi lá que cristo me disse
Rapaz deixe de tolice
Não se deixe amedrontar

Fui eu quem criou a terra
Enchi o rio fiz a serra
Não deixei nada faltar
Hoje o homem criou asas
E na maioria das casas
Eu também não posso entrar

Fui eu quem criou a terra
Enchi o rio fiz a serra
Não deixei nada faltar

Hoje o homem criou asas
E na maioria das casas
Eu também não posso entrar.

Interpretação do texto:
1 – Na música, um homem conta a história de sua vida. A quem ele faz essa narrativa? Que palavra do texto indica isso?
      A um desconhecido. MOÇO.

2 – Procure no texto trechos que indicam de que parte do Brasil veio o narrador.
      “Por que e que eu deixei o norte.”  

3 – Que tipos de edifício ele ajudou a construir?
      Um prédio, um colégio e uma igreja.

4 – Há momentos em que ele se sente injustiçado, desvalorizado. Aponte as partes do texto em que isso fica claro.
      “Eu nem posso olhar pro prédio que eu ajudei a fazer”; “Criança de pé no chão aqui não pode estudar.”

5 – No texto, o que significam as frases:
- “Tu tá aí admirando ou tá querendo roubar.”
- “Criança de pé no chão aqui não pode estudar.”
      As frases, significam, a triste realidade de quem ajudou a construir e não ter o direito de usar.

6 – Em que local o homem diz ter sido bem recebido? Por quê?
      No prédio da igreja. Porque o Padre deixa ele entrar.

7 – Muitas pessoas, mesmo ajudando a construir as grandes cidades, não recebem os benefícios que elas oferecem. Um exemplo é não ter uma moradia digna. O que você acha disso? Apresente sua resposta para os colegas.
      Resposta pessoal do aluno.

8 – O que Cristo disse ao narrador?
      “Rapaz deixe de tolice, não se deixe amendrontar”.

9 – No texto: “Eu também não posso entrar.” Quem disse esta frase, e o que significa?
      Cristo. Que as pessoas estão deixando de serem religiosos, de ser crente a Deus.

10 – Quem disse a frase: “Pai vou me matricular!”
      A filha do narrador.

11 – O que significa “quermesse”; “novena”?
      São as festas e a orações diárias da igreja.

10 comentários:

  1. é muito triste as pessoas deixar as outras de lado

    ResponderExcluir
  2. Retire do texto as palavras que foram empregadas em linguagem coloquial

    ResponderExcluir
  3. E triste demais pensar q ainda tem pessoas vivendo na miseria, sem uma moradia digna.

    ResponderExcluir
  4. No texto há algumas falas. Copiee-as e diga de quem são.

    ResponderExcluir
  5. Lá eu quase me arrebento, fiz a massa, pus cimento, ajudei a rebocar. Minha filha inocente, veio pra mim toda contente: Pai, vou me matricular, mas me diz um cidadão: Criança de pé no chão aqui não pode estudar." O advérbio "aqui" denota o inalcançável para o eu-lírico e seus familiares. Quais as restrições impostas pela escola?

    ResponderExcluir
  6. Lá eu quase me arrebento, fiz a massa, pus cimento, ajudei a rebocar. Minha filha inocente, veio pra mim toda contente: Pai, vou me matricular, mas me diz um cidadão: Criança de pé no chão aqui não pode estudar." O advérbio "aqui" denota o inalcançável para o eu-lírico e seus familiares. Quais as restrições impostas pela escola?

    ResponderExcluir
  7. Lá eu quase me arrebento, fiz a massa, pus cimento, ajudei a rebocar. Minha filha inocente, veio pra mim toda contente: Pai, vou me matricular, mas me diz um cidadão: Criança de pé no chão aqui não pode estudar." O advérbio "aqui" denota o inalcançável para o eu-lírico e seus familiares. Quais as restrições impostas pela escola?

    ResponderExcluir
  8. Triste realidade! Vivenciamos isso todos os dias.

    ResponderExcluir
  9. Muito legal essa música ela ensina muitas coisas, muitas lições de vida,etc.
    🙏😇

    ResponderExcluir