terça-feira, 17 de outubro de 2017

MITO: EROS E PSIQUE - COM GABARITO

MITO: EROS E PSIQUE

  Não havia criatura humana ou divina que fosse mais bela que Psique. No entanto, ela era uma simples mortal.
 Certo dia, ao descer do Olimpo, Eros se apaixonou por Psique e quis se casar com ela. Ordenou a Zéfiro, o vento, que a transportasse para os ares e a instalasse num palácio magnífico.
 Psique foi levada, conforme as ordens de Eros, e ficou extasiada com o esplendor de sua nova morada.
        Quando a noite caiu, a moça ouviu uma voz misteriosa e doce:
        --- Não se assuste, Psique, sou o dono desse palácio. Ofereço-o a você como presente de nosso casamento, pois quero ser seu esposo. Tudo o que você está vendo lhe pertence. Se tiver algum desejo, bastará pronunciá-lo para que seja realizado. Zéfiro estará às suas ordens, ele fará tudo o que você ordenar. Em troca de minha afeição, só lhe faço uma exigência: não tente me ver. Só sob essa condição poderemos viver juntos e ser felizes.
        A aurora se aproximou e o ser misterioso desapareceu, sem mostrar o rosto a Psique.
        Mas, à medida que as noites iam passando, a moça ia ficando mais curiosa para ver seu companheiro. Morria de vontade de saber quem era ele. Certa noite, assim que o sol se pôs, ela pegou uma lamparina, escondeu-a entre as flores e ficou à espera. O marido não demorou a chegar. Falou-lhe com sua voz suave, enquanto ela aguardava ansiosa a hora de dormir. Logo Eros se deitou e adormeceu. Psique ergueu a lamparina para enxergar melhor e viu um belo jovem, de faces coradas e cabelos loiros. Com uma respiração regular e tranquila, ele exalava um hálito doce e perfumado. Psique não conseguia tirar os olhos do belo quadro. Sua mão tremeu de emoção, a lamparina balançou e uma gota de óleo caiu no braço do rapaz, que acordou assustado. Ao ver Psique, ele desapareceu. O encanto se rompeu. Foi-se o belo palácio, acabaram-se os jardins mágicos, as flores perfumadas. Não havia mais nada nem ninguém! Psique viu-se caminhando num lugar pedregoso e selvagem, corroída pelo arrependimento e maldizendo sua curiosidade.
        Desolado, Eros voltou para o Olimpo e suplicou a Zeus que lhe devolvesse a esposa amada. O senhor dos deuses respondeu:
        --- O deus do amor não pode se unir a uma mortal.
        Mas Eros protestou. Será que Zeus, que tinha tanto poder, não podia tornar Psique imortal?
        O deus dos deuses sorriu, lisonjeado. Além do mais, como poderia deixar de atender a um pedido de Eros, que lhe trazia lembranças tão boas? O deus do amor o tinha ajudado muitas vezes, e talvez algum dia Zeus precisasse recorrer de novo a seus favores. Seria mais prudente não o contrariar.
        Desta vez, Hermes substituiu Zéfiro. Zeus ordenou que o mensageiro fosse buscar Psique e a trouxesse para o reino celeste. Lá ele lhe ofereceria ambrosia e néctar, tornando-a imortal.
        Nada mais se opôs aos amores de Eros e Psique. Seu casamento foi celebrado com muito néctar, na presença de todos os deuses. As Musas e as Graças aclamaram a nova deusa em meio a danças e cantos.

                     In: Émile Genest, José Féron e Marguerite Desmurger.
                                   As mais belas lendas da mitologia. São Paulo:
                                                           Martins Fontes, 2005. p. 203-6.

AMBROSIA: alimento dos deuses do Olimpo. Dizia-se que a ambrosia era deliciosa, muito mais doce do que o mel e que tornava imortal quem a provasse.

GRAÇAS: figuras da mitologia romana que simbolizam a beleza. Eram as companheiras de Vênus. Correspondem às Cárites na mitologia grega.

HERMES: na mitologia grega, corresponde a Mercúrio, deus mensageiro.

MUSAS: na mitologia grega, nove jovens encantadoras, que acompanhavam Apolo, cantando. Dançando e declamando poemas. Desde a Antiguidade, sempre foram o símbolo da inspiração dos poetas e músicos.

NÉCTAR: bebidas dos deuses do Olimpo. Tornou-se sinônimo de qualquer bebida deliciosa.

1 – Como você interpreta o fato de Psique ter sido levada para um palácio nos ares? Com isso, o que parece ter acontecido a essa mortal?
      O fato conota a ascensão de Psique ao universo dos deuses, seu desligamento do plano terreno, humano.

2 – Por que Psique não podia ver Eros?
      Porque segundo a mitologia aos humanos não é permitido ver os deuses.

3 – Explique o seguinte trecho: “O encanto se rompeu”.
      Os poderes mágicos (encanto, encantamento) que permitiram a Psique tornar-se esposa de um deus romperam-se quando ela o desobedeceu.

4 – Qual seria a solução para que Eros e Psique pudessem reatar o romance?
      Seria transformá-la em uma deusa, uma criatura imortal.

5 – Os mitos relatam histórias fantásticas de “seres que encarnam, sob forma simbólica, as forças da natureza e os aspectos gerais da condição humana” (Dicionário eletrônico Houaiss da língua portuguesa). Em sua opinião, que aspecto da condição humana é simbolizado pela união de Eros e Psique?
      Resposta pessoal do aluno.

6 – Em sua opinião, para que servem os mitos?
      Resposta pessoal do aluno. Compreendendo que os mitos são explicações formuladas pelo ser humano para compreender questões fundamentais.






12 comentários:

  1. Exelente exercicio. Poucas questões, mas me ajudaram muito

    ResponderExcluir
  2. FANTÁSTICA ESSA INTERPRETAÇÃO. OBRIGADO...

    ResponderExcluir
  3. kkkkk, minha professora passou essa atividade para casa, e eu achei a resposta!

    ResponderExcluir
  4. Há dois textos sobre Eros e Psiquê na sua prova – um em forma de foto da representação destes personagens mitológicos gregos e outro em forma de narrativa. Qual o tema que une esses dois textos, tornando-os intertextuais.

    e) No texto, encontramos a prosopopeia na seguinte passagem: “Eros e Psique, ou seja, o Amor e a Alma permaneceram juntos por toda a eternidade”. Explique.

    ResponderExcluir