terça-feira, 3 de outubro de 2017

QUESTÕES DE LITERATURA PARA VESTIBULARES - COM GABARITO

QUESTÕES DE VESTIBULARES


01 – (UCP-PR) Capitu é uma das mais bem construídas personagens da literatura brasileira. Quem a criou e em que obra?
     a)     Machado de Assis, Dom Casmurro.
     b)    José de Alencar, O Guarani.
     c)     Machado de Assis, O Alienista.
     d)    José de Alencar, Til.
     e)     José de Alencar, Senhora.


02 – (UFSCAR-SP) O que sobressai na atividade criadora de Machado de Assis é:
a)     A minuciosa busca de soluções aperfeiçoadoras, que só conseguiu após inúmeros e continuados exercícios.
b)    A grande capacidade de inspiração, uma vez que a quantidade de romances que escreveu foi facilitada pela improvisação.
c)     O equilíbrio entre o improvisador, o inspirado e o artista, que é demonstrado pelas obras de valor desigual que ocorrem no decorrer de sua produção literária.
d)    A sinceridade com que manifesta, por linguagem desprovida de metáforas, em cada romance que escreveu, as várias fases de sua biografia.
e)     Ter iniciado a carreira escrevendo romances realistas, convertendo-se, mais tarde, ao Naturalismo.


03 – (UFMG) “A concretização do abstrato é uma técnica da ironia machadiana.” Todas as atividades explicam essa afirmação, exceto:
      a)     “A alma do Rubião bracejava debaixo desse aguaceiro de palavras; mas, estava num beco sem saída por um lado nem por outro. Tudo muralhas. Nenhuma porta aberta, nenhum corredor, e a chuva a cair.”


      b)    “Vá desapontamento. Misturem-lhe o pesar da separação, não esqueçam a cólera que o primeiro trovejou surdamente, e não faltará quem ache que a alma deste homem é uma colcha de retalho. Pode ser; moralmente as colchas inteiriças são tão raras!”
c)     “Não esqueça dizer que Rubião tomou a si dizer uma missa por alma do finado, embora soubesse ou pressentisse que ele não era católico. Quincas Borba não dizia pulhices a respeito de padres, nem desconceituava doutrinas católicas; mas não falava nem da Igreja, nem dos padres.”
d)    “A outra que ri a alma do Rubião. Escutai a cantiga alegre, brilhante, com que ela desce o morro, dizendo as cousas mais íntimas à estrelas, espécie de rapsódia feita de uma linguagem que ninguém nunca alfabetou, por ser impossível achar um sinal que lhe exprime os vocábulos.”
e)     “Tédio por dentro e por fora. Nada em que espraiasse a vista e descansasse a alma. Sofia meteu a alma em um caixão de chumbo do dia, e deixou-se estar sinceramente defunta.”

04 – (UFPA):
        “Mas o ilustre médico, com os olhos acesos da convicção, trancou os ouvidos à saudade da mulher, e brandamente a repeliu. Fechada a porta da Casa Verde, entregou-se ao estudo e à cura de si mesmo.”
        Sobre o autor do texto acima é incorreto afirmar que:
a)     É um dos mais festejados representantes da prosa literária no Brasil.
b)    Autor eclético, destacou-se na produção de uma vasta obra constituída de romances, contos, poesia, crônicas, etc.
c)     São personagens definitivos que nasceram de sua pena: Simão Bacamarte, Capitu, Brás Cubas, Quincas Borba, etc.
d)    Produziu uma obra marcada pela fina ironia e profundo pessimismo.
e)     Seus princípios romances desenvolvem o tema do amor, colocando os sentimentos mais nobres acima de qualquer obstáculo.

05 – (PUCCAMP-SP) Identifique o trecho em que o narrador de Dom Casmurro introduz o romance e considera seu sentido profundo:
a)     “Horas inteiras eu fico a pintar o retrato dessa mãe angélica, com as cores que tiro da imaginação, e vejo-a assim, ainda tomando conta de mim. Dando-me banhos e me vestindo. A minha memória ainda guarda detalhes bem vivos que o tempo não conseguiu destruir.”
b)    “O meu fim evidente era atar as duas pontas da vida, e restaurar na velhice a adolescência. Pois, senhor, não conseguiu recompor o que foi nem o que fui. Em tudo, se o rosto é igual, a fisionomia é diferente. É o que vais entender, lendo.”
c)     “Faz dois anos que Madalena morreu, dois anos difíceis. E quando os amigos deixaram de vir discutir política, isto se tornou insuportável. Foi aí que me surgiu a ideia esquisita de, com o auxílio de pessoas mais entendidas que eu, compor esta história.”
d)    “Suposto o uso vulgar seja começar pelo nascimento, duas considerações me levaram adotar diferente método: a primeira é que não sou propriamente um autor defunto, mas um defunto autor; a segunda é que o escrito ficaria assim mais galante e mais novo.”
e)     “Sua história tem pouca coisa de notável. Fora Leonardo algibebe em Lisboa, sua pátria; aborrecera-se porém no negócio, e viera ao Brasil. Aqui chegando, não se sabe por proteção de quem, alcançou o emprego de que o vemos empossado.”

06 – (UCP-PR) São obras da fase realista de Machado de Assis:
a)     Dom Casmurro / Casa de Pensão.
b)    O Mulato / Casa de Pensão.
c)     Dom Casmurro / O Mulato.
d)    Memórias Póstumas de Brás Cubas / Dom Casmurro.
e)     Memórias Póstumas de Brás Cubas / A mão e a luva.

07 – (UFPA) Os personagens realistas-naturalistas têm seus destinos marcados pelo determinismo. Identifica-se esse determinismo:
a)     Pela preocupação dos autores em criar personagens perfeitos, sem defeitos físicos ou morais.
b)    Pelas forças atávicas e / ou sociais que condicionam a conduta dessas criaturas.
c)     Por ser fruto, especificamente, da imaginação e da fantasia dos autores.
d)    Por se notar a preocupação dos autores de voltarem para o passado ou para o futuro ao criarem seus personagens.
e)     Por representarem a tentativa dos autores nacionais de reabilitar uma faculdade perdida do homem: o senso do mistério.

08 – (FUVEST):
        “E naquela terra encharcada e fumegante, naquela umidade quente e lodosa, começou a minhacar, a esfervilhar, a crescer, um mundo, uma coisa viva, uma geração, que parecia brotar espontânea, ali mesmo, daquele lameiro, a multiplicar-se como larva no esterco.”
        O fragmento de O Cortiço, romance de Aluísio Azevedo, apresenta uma característica fundamental do Naturalismo. Qual?
a)     Compreensão psicológico do Homem.
b)    Compreensão biológica do Mundo.
c)     Concepção idealista do Universo.
d)    Concepção religiosa da Vida.
e)     Visão sentimental da Natureza.

09 – (UFRS) Leia o seguinte texto:
        “A Praça da Alegria apresentava um ar fúnebre. De um casebre miserável, de porta e janela, ouviam-se gemer os armadores enferrujados de uma rede e uma voz tísica e aflautada de mulher, cantar em facete a gentil Carolina era bela; doutro lado da praça uma preta velha, vergada por imenso tabuleiro de madeira sujo e seboso, cheio de sangue e coberto por uma nuvem de moscas, as apregoava em tom muito arrastado e melancólico: ‘fígado, rins e coração’. Era uma vendeira de fatos de boi. As crianças nuas, com as perninhas tortas pelo costume de cavalgar as ilhargas maternas, as cabeças avermelhada pelo sol, a pele crestada, os ventrezinhos amarelados e crescidos, corriam e guinchavam, empinando papagaio de papel.”
        A descrição acima caracteriza o ambiente, focalizando ao mesmo tempo a paisagem física e a paisagem humana e acentuando a grande identidade entre ambas. Ao fazê-lo o autor retrata a realidade sem adornos, buscando a exatidão, embora carregue nas tintas para enfatizar os aspectos mais sórdidos. Tal parágrafo pode pertencer à obra de:
a)     José de Alencar.
b)    Aluísio Azevedo.
c)     Joaquim Manoel de Macedo.
d)    Clarice Lispector.
e)     Bernardo Guimarães.

10 – (UFRS) Assinale a alternativa em que está incorreta a relação autor/obra/personagem:
a)     Manoel Antônio de Almeida / Memórias de um Sargento de Milícias / Leonardo.
b)    Joaquim Manoel de Macedo / A Moreninha / Carolina.
c)     Raul Pompeia / O Ateneu / Carlos.
d)    José de Alencar / O Guarani / Cecília.
e)     Aluísio Azevedo / O Cortiço / João Romão.

11 – (CARLOS CHAGAS-BA) Assinale a alternativa onde estão indicados os textos que analisam corretamente alguns aspectos do romance realista.
I – As personagens independem do julgamento do narrador, reagindo cada uma de acordo com sua própria vontade e temperamento.
II – A linguagem é poeticamente elaborada nos diálogos, mas procura alcançar um tom coloquial, com traços de oralidade, nas parte narrativas e descritivas.
III – Observa-se o predomínio da razão e da observação sobre o sentimento e a imaginação.
a)     I, II e III.
b)    I e II.
c)     II e III
d)    I e III.
e)     II.

12 – (UCP-PR) Eixos dramáticos ao redor dos quais se desenvolve a trama romanesca de O mulato, romance de Aluísio Azevedo:
a)     A doença sem cura da heroína e a embriaguez.
b)    A marginalidade do mulato e o anticlericalismo.
c)     A saúde deficiente e precária do mulato e a decadência da sociedade burguesa.
d)    O comportamento geneticamente desavergonhado do mulato e o fanatismo religioso.
e)     O desprendimento inabalável da heroína e a fidelidade à memória do amado.

13 – (UFPB) As seguintes afirmações de Alfredo Bosi sobre estilo de época:
        “Na França, a partir de 1820, e na Alemanha e na Inglaterra, desde os fins do século XVIII, uma nova escritura substituíra os códigos clássicos em nome da liberdade criadora do sujeito.”
        “Há um esforço, por parte do escritor (...), de acercar-se impessoalmente dos objetos, nas pessoas. E uma sede de objetividade que responde aos métodos científicos cada vez mais exatos nas últimas décadas do século.”
        “A poética da novidade tanto no plano das ideias (conceptismo) como no das palavras (cultismo) deságua no efeito retórico-psicológico e na expressão do bizarro. O que importa, pois, é não nomear plebeiamente o objeto, mas envolve-lo em agudezas e torneios de engenho, critérios básicos de valor na arte seiscentista.”
        Correspondem, respectivamente, ao:
a)     Arcadismo – Realismo – Simbolismo.
b)    Simbolismo – Realismo – Barroco.
c)     Romantismo – Realismo – Barroco.
d)    Simbolismo – Arcadismo – Barroco.
e)     Romantismo – Arcadismo – Simbolismo.

14– (FUVEST):
        “Esta de Áureos relevos, trabalhada
        De divas mãos, brilhantes copa, um dia,
        Já de aos deuses servir como cansada,
        Vinda do Olimpo, a um novo deus servia.”

A poesia que se concentra na reprodução de objeto decorativo, como exemplifica a estrofe de Alberto de Oliveira, assinala a tônica da:
a)     Espiritualização da vida.
b)    Visão do real.
c)     Arte pela arte.
d)    Moral das coisas.
e)     Nota do intimismo.

15 – (UFPR):
        “Se se pudesse, o espírito que chora,
        Ver através da máscara da face;
        Quanta gente, talvez que inveja agora
        Nos causa, então piedade nos causasse!”
                                       Raimundo Correia, Mal Secreto.

Assinale a alternativa que exprime a oposição fundamental deste texto:
a)     Corpo versus espírito.
b)    Essência do ser versus aparência.
c)     Gente feliz versus gente infeliz.
d)    Piedade versus falsidade.
e)     Dor versus falsidade.

16 – (UFPB) A propósito da poesia parnasiana, é correto afirmar que ela:
a)     Caracteriza-se como forma de evocação de sentimentos e emoções.
b)    Revela-se no emprego da palavras de grande valor conotativo e ricas em sugestões sensoriais.
c)     Acentua a importância da forma, concebendo a atividade poética como a habilidade no manejo do verso.
d)    Faz aluzões a elementos evocadores de rituais religiosos, impregnando a poesia de misticismo e espiritualidade.

e)     Explora intensamente a cadeia fônica da linguagem, procurando associar a poesia à música.

Nenhum comentário:

Postar um comentário