quinta-feira, 5 de outubro de 2017

ENEM - QUESTÕES DE LITERATURA - COM GABARITO


QUESTÃO 01 
      “Caiu a serenata silenciosa e molhou os pastos, as asas dos pássaros e a casca das frutas. Passou a noite de Deus e veio a manhã e o sol encoberto.
        E três dias houve cerração forte, e três noites o estanceiro teve o mesmo sonho.”


        Cronologicamente vinculado ao _____________ o que dá categoria artística à obra de João Simões Lopes Neto, como ilustra o texto acima, é_______________.
a)     Pré-Modernismo – o estilo.
b)    Neo-Simbolismo – a psicologia.
c)     Realismo – o diálogo.
d)    Impressionismo – o historicismo.
e)     Neo-Realismo – o pitoresco.


QUESTÃO 02
        “Em toda a sua obra, ... lutou por uma língua brasileira que estivesse mais próxima do falar do povo. Em ... temos, talvez, a sua criação máxima: a partir desse anti-herói, o autor enfoca o choque do índio amazônico (que nascera preto e virou branco – síntese do povo brasileiro) com a tradição e a cultura europeia na cidade de São Paulo, valendo-se para tanto de profundo estudo do folclore”.
                                                                              José de Nicola.
O item que preenche corretamente as lacunas acima, é:
        a)     Mário de Andrade – Macunaíma.
        b)    Mário de Andrade – Amar, Verbo Intransitivo.
        c)     Oswaldo de Andrade – Memórias Sentimentais de João Miramar.
d)    Oswaldo de Andrade – serafim Ponte Grande.
e)     Manuel Bandeira – Cinza das Horas.

QUESTÃO 03
     A prática de um lirismo confidencial a que acrescenta a auto ironia, comportamento típico do poeta, pode ser encontrada no poema:
a)     A Procura da Poesia, de Carlos Drummond de Andrade.
b)    Pneumotórax, de Manoel Bandeira.
c)     Ode ao Burguês, de Mário de Andrade.
d)    Retrato, de Cecília Meireles.
e)     Canto do Regresso à Pátria, de Oswaldo de Andrade.


QUESTÃO 04
    Em fevereiro de 1909, Marinetti publicou na Europa um manifesto cujas ideias desencadearam o:
      a)     Dadaímo.
      b)    Futurismo.
      c)     Surrealismo.
      d)    Romantismo.
      e)     Simbolismo.

QUESTÃO 05
      As ideias de Marinetti influenciaram muito os nossos autores. Dele, os escritores brasileiros seguiram:
a)     A exacerbação do nacional e a sintaxe tradicional.
b)    A paixão pela metáfora, intelectualista e rebuscada, e pelas frases de efeito.
c)     A negação do passado e o uso de palavras com liberdade.
d)    O conceito de felicidade na vida em contato com a natureza, e fé na razão e na ciência.
e)     O gosto pelo psicologismo na ficção e a supervalorização da natureza.


QUESTÃO 06
 O poema “Os Sapos”, de Manuel Bandeira, contém uma crítica à escola:
a)     Modernista.
b)    Simbolista.
c)     Parnasiana.
d)    Realista.
e)     Literária.




QUESTÃO 07
 Assinale a alternativa que corresponde ao nome do autor de Pauliceia Desvairada:
a)     Machado de Assis.
b)    Fernando Pessoa.
c)     Clarice Lispector.
d)    Oswaldo de Andrade.
e)     Mário de Andrade.

QUESTÃO 08
I – Moderno e versátil, Vinicius de Moraes compõe, com maestria, tanto letras para canções populares como poemas dentro dos mais estritos padrões clássicos.
II – Cecília Meireles caracterizou sua poesia pela constante sugestão de sombra, identificação e ausência; mas soube também incorporar a matéria histórica, em uma de suas mais importantes obras.
III – A Moreninha narra, em linguagem presa ao modelo lusitano, a história de um amor impossível entre um jovem da aristocracia imperial do Brasil e uma mestiça.
Assinale a alternativa correta:
a)     Só a proposição I é correta.
b)    Só a proposição II é correta.
c)     Só a proposição III é correta.
d)    São corretas as proposições I e II.
e)     São corretas as proposições II e III.

QUESTÃO 09
        “Não faças versos sobre acontecimentos.
        Não há criação nem morte perante a poesia.
        Diante dela, a vida é um sol estático,
        Não aquece nem ilumina”
        Uma das constantes na obra de Carlos Drummond de Andrade, como se verifica nos versos acima, é:
a)     A louvação do homem social.
b)    O negativismo destrutivo.
c)     A violação e desintegração da palavra.
d)    O questionamento da própria poesia.
e)     O pessimismo Lírico.

QUESTÃO 10
        “Mundo, mundo vasto mundo,
         Se eu me chamasse Raimundo
         Seria uma rima, não seria uma solução.
         Mundo, mundo vasto mundo,
         Mas vasto é meu coração.”

      Nesta estrofe, o poeta:
a)     Deixa claro que desejaria mudar de nome.
b)    Declara que seu nome é sonoro por causa da rima.
c)     Afirma que a questão central não é o nome e sim a sua origem.
d)    Tem dúvida quanto ao tamanho do seu coração.
e)     Sugere que a atividade poética não consiste em “fazer rimas”.

QUESTÃO 11
A preocupação com o nacionalismo marcou dois movimentos da literatura brasileira: em um, acentua-se um nacionalismo ufanista; em outro, tem-se o nacionalismo crítico, contestatório.
        Esses movimentos são, respectivamente:
a)     Arcadismo – Romantismo.
b)    Romantismo – Modernismo.
c)     Arcadismo – Modernismo.
d)    Romantismo – Arcadismo.
e)     Modernismo – Romantismo.

QUESTÃO 12
        “É certo que desde que me pus na fadiga de escrever brasileiramente, não fiz caricatura nem pândega. Todas as manifestações do Brasileirismo linguístico que empreguei, empreguei sinceramente, não pra fazer comicidade nem mostrar burradas de incultos.”
                                                                           Mário de Andrade.
        O trecho citado manifesta a busca de um ideal linguístico capaz de criar uma estética libertária em que arte e vida estivessem associadas na expressão de um Brasil vivo e diversificado.
Trata-se da estética:
a)     Romântica.
b)    Parnasiana.
c)     Realista.
d)    Modernista.
e)     Simbolista.









Nenhum comentário:

Postar um comentário