sábado, 2 de setembro de 2017

TEXTO: A SURPRESA- CRISTINA AGOSTINHO - COM INTERPRETAÇÃO/GABARITO

TEXTO: A SURPRESA

        Foi exatamente na sala de televisão que eu dei de cara com todo mundo naquela quinta-feira. Mas a televisão não estava funcionando. Também achei isso muito esquisito. A nossa televisão está sempre ligada na hora do Jornal Nacional. E é proibido conversa. Se a gente esquece, lá vem a maior bronca. Quando eu tenho alguma coisa importante para dizer, fico esperando o plim-plim e falo bem depressinha no intervalo. Por isso fiquei espantada quando abri a porta. Não escutei nem a voz do locutor, nem qualquer bate-papo.
        Eu gosto de dar um assobio, daqueles que aprendi na escola, para anunciar minha chegada. O assobio não é proibido na hora do Jornal Nacional. Mas, naquele dia, fiquei até sem graça, o assobio doeu no meu ouvido e ninguém respondeu.
        --- Oi! – falei baixinho.                                              
        --- Andréia, minha filha, venha cá. Sente aqui – papai me chamou.
        E me puxou para o seu colo. Eu já fiquei com a pulga atrás da orelha. Se tem uma coisa que me deixa com a pulga atrás da orelha é quando me chamam de Andréia aqui em casa. Como sou a caçula da família, o Nando tem dezoito anos e o Ricardo catorze, todos me tratam por Dedéia. A não ser quando faço alguma coisa errada e eles querem me dar aquela bronca. Aí, sim, lembram meu nome inteirinho.
        --- Dedéia – papai viu o meu medo e mudou o jeito de falar: - Escute, filhinha, nós temos uma surpresa para você.
        --- Surpresa? – perguntei meio desconfiada.
        Como podia ter uma surpresa por trás daquelas caras tão sérias? Para mim, surpresa sempre foi uma coisa boa, tipo presente de Natal, de aniversário, ou chocolate escondido debaixo do meu travesseiro.
        --- É, Dedéia – papai continuou: - De hoje em diante sua mãe não vai trabalhar mais. Ela vai ficar em casa cuidando de você.
        Escutei aquilo e fiquei de bico calado. Eu era bem grandinha para precisar de babá. Olhei para mamãe e ela não parecia feliz com isso. Resolvi falar:
        --- Mas, pai, eu já tenho dez anos. Não preciso de ninguém pra cuidar de mim.
        E virei para a mamãe:
        --- Olha, mãe, se é por causa do palavrão que eu xinguei a Teresa hoje, não falo mais, juro.
        Pensei no quanto a Teresa era linguaruda. Me dedurar daquele jeito. Depois eu acertava as contas com ela.
        --- Língua de trapo! – falei para mim mesma.
        --- Não, querida. Não é nada disso – mamãe me acalmou. – Não vou mais trabalhar fora porque me despediram.
        Dei um suspiro de alívio. Perguntei, então, se ela havia alguma coisa de errado para ser mandada embora do emprego. Ela riu da pergunta e disse que não tinha feito nada. Muitos colegas dela tinham sido despedidos também.
        --- Foi por contenção de despesas – ela falou.
        Eu não entendi o que era contenção de despesas. Mas devia ser uma coisa muito ruim, para deixar a mamãe tão triste.

                   Cristina Agostinho. Pai sem terno e Gravata, págs. 9-12.
                                 Companhia Editora Nacional, São Paulo, 1985.

1 – Onde e em que parte do dia aconteceram os fatos narrados no texto?
      Os fatos aconteceram na casa de uma família, à noite.

2 – Quais são as personagens desta história?
      As personagens são o pai, a mãe e a filha Andréia.

3 – Quem é a personagem principal?
      A personagem principal é Andréia.

4 – Andréia é, ao mesmo tempo, personagem e narradora porque:
      ( X ) Narra a história e participa dos acontecimentos, fala de si mesma.
      (    ) Participa dos acontecimentos, mas não fala de si mesma.

5 – O assunto ou a ideia principal do texto é:
      (  ) Uma menina, ao chegar em casa, estranhou o televisor desligado e a família em silêncio.
      (   ) Conversa dos pais com a filha, quando esta entrou em casa, no início da noite.
      (X) Uma menina, ao chegar em casa no fim do dia, é informada pelo pai de que havia uma surpresa para ela.

6 – Assinale a afirmação que está de acordo com o texto:
      (X) A mãe de Andréia foi despedida do emprego porque a empresa em que trabalhava teve que reduzir as despesas.
      (  ) Devido a um defeito, o televisor não estava funcionando quando Andréia entrou em casa.
      (   ) Andréia costumava anunciar sua chegada ao lar com um toque de campainha.

7 – O que a menina sentiu quando o pai a chamou pelo nome e a mandou sentar-se junto de si? Por quê?
      Ela ficou desconfiada e sentiu medo. Porque pensou que o pai fosse repreendê-la.

8 – Vendo que a filha estava com medo, que fez o pai?
      O pai lhe falou de modo carinhoso.

9 – Andréia não entendia como os pais podiam ter uma surpresa para ela, se todos estavam tristes. Explique por quê.
      Porque para ela “surpresa” só podia ser uma coisa boa.

10 – “Eu era bem grandinha para precisar de babá”. Andréia disse isso ao pai ou apenas pensou? E a frase traduz revolta ou ironia?
      Ela apenas pensou. A frase traduz ironia.

11 – Cite coisas que Andréia erradamente pensou, quando o pai lhe disse que a mãe não trabalharia mais fora de casa.
      Ela pensou que a mãe ia ser sua babá, a fim de vigiá-la, que a culpada era ela, por ter xingado a empregada, que a empregada tinha “dedurado”.

12 – Por que a mãe de Andréia foi despedida do emprego?
      Porque a empresa teve de reduzir as despesas com empregados.

13 – Depois que a mãe falou, por que a menina deu um suspiro de alívio?
      Porque nada daquilo que ela pensava era verdade.

14 – Há no texto diversas frases que não fazem do fio da história, mas que são comentários da personagem narradora. Damos um exemplo. Cite outros.
Como sou a caçula da família, todos me tratam por Dedéia.
      Eu gosto de dar um assobio para anunciar minha chegada.
      Como podia ter uma surpresa por trás daquelas caras tão sérias?

15 – Escreva o que a mãe disse à filha para acalmá-la.

      “Não, querida. Não é nada disso. Não vou mais trabalhar fora porque me despediram.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário