quinta-feira, 7 de setembro de 2017

MÚSICA(ATIVIDADES): TELEVISÃO- TITÃS - COM GABARITO

TELEVISÃO 
( Titãs )


A televisão me deixou burro, muito burro demais
Agora todas as coisas que penso me parecem iguais
O sorvete me deixou gripado pelo resto da vida
E agora toda a noite quando eu deito é boa noite, querida
O cride fala pra mãe!
Que eu nunca li num livro
Que um espirro fosse um vírus sem cura
Vê se me entende pelo menos uma vez, criatura!
O cride fala pra mãe!
A mãe diz pra eu fazer alguma coisa, mais eu não faço nada
A luz do sol me incomoda então deixo a cortina fechada
É que a televisão me deixou burro, muito burro demais
E agora eu vivo dentro dessa jaula junto dos animais
O cride fala pra mãe!
Que tudo que a antena captar meu coração captura
Vê se me entende pelo menos uma vez criatura!
O cride fala pra mãe!

ATIVIDADES:
1) Você assiste televisão? Por quê?
    Resposta pessoal.


2) Que programas você mais assiste?
     Resposta pessoal.

3) Comente o primeiro verso da música:
“A televisão me deixou mais burro, muito burro demais.”
     Pelo simples fato de que as pessoas rezam pelas suas cartilhas. Elas não questionam, aceitam tudo o que lhe é entregue todo dia prontinho em suas casas, pela cabeça deles, os da TV.

4) O compositor uso dois advérbios de intensidade para reforçar a ideia de que ficou burro. Quais são eles?
     Mais, demais, muito.

5) Você acredita que a televisão pode deixar alguém burro? Como? Por quê?
     Resposta pessoal.

6) Como a televisão pode influenciar na vida das pessoas?
a) Beneficamente: 
Passando notícias atuais e com credibilidade.

b) Maleficamente: A TV limita a imaginação por não exigir esforço das funções cognitivas. Telespectadores assíduos tendem a ler mais vagarosamente do que usuários moderados, segundo pesquisas. Isolamento.
A telinha pode afastar a pessoa do convívio familiar e de amigos.

7) Explique o verso: “agora todas as coisas que eu penso me parecem iguais”.
     Penso que isto quer dizer que as pessoas quando veem muita televisão e que só assistem programas com pouco interesse começam a ficar estupidificadas, já não conseguem ver as coisas com perspectivas diferentes, mas sim, a visão que a televisão quer que as pessoas tenham.

8) A televisão te impede fazer alguma coisa? Por quê?
     Resposta pessoal.

9) O que você acha que deve ser feito para melhorar o nível cultural e informativo da televisão?
     A televisão deveria ser mais seletiva e passar mais informação e notícias cor-de-rosa.

10) Porque o eu poético se sente dentro da jaula junto dos animais?
     Que ele já se sente tão absorvido pelas ideias que a televisão passa, e que já pensa como ela quer.


5 comentários:

  1. Muito obrigado eu precisava bastante dessas respostas era essencial na vida de escola

    ResponderExcluir
  2. Thank you! As atividades me ajudarão muito em sala de aula. Ótimo trabalho!

    ResponderExcluir
  3. Ñ era essas respostas e perguntas que eu esperava achar mais td bem

    ResponderExcluir
  4. muito obrigado eu precisava de mais sem vcs eu nao estaria aqui thank you guys

    ResponderExcluir