quinta-feira, 14 de setembro de 2017

MÚSICA(ATIVIDADES): OLÊ, OLÁ - CHICO BUARQUE - COM GABARITO

Música(Atividades): Olê, Olá
                                             Chico Buarque


I
 Não
 Não chore ainda não
 Que eu tenho um violão
 E nós vamos cantar,
 Felicidade aqui
 Pode passar e ouvir,
 E se ela for de samba
 Há de querer ficar.

II
 Seu padre, toque o sino
 Que é pra todo mundo saber
 Que a noite é uma criança,
 Que o samba é um menino,
 Que a dor é tão velha
 Que pode morrer,
 Olê, olê, olê, olá
 Tem samba de sobra,
 Quem sabe sambar
 Que entre na roda,
 Que mostre o gingado
 Mas muito cuidado,
 Não vale chorar.

III
 Não chore ainda não
 Que eu tenho uma razão
 Pra você não chorar.
 Amiga, me perdoa
 Se eu insisto à toa
 Mas a vida é boa
 Para quem canta.

IV
 Meu pinho, toca forte
 Que é pra todo mundo acordar,
 Não fale da vida
 Nem fale da morte
 Tem dó da menina,
 Não deixe chorar.
 Olê, olê, olê, olá,
 Tem samba de sobra,
 Quem sabe sambar
 Que mostre o gingado,
 Mas muito cuidado,
 Não vale chorar.
V
 Não chore ainda não
 Que eu tenho a impressão
 Que um samba vem aí,
 É um samba tão imenso
 Que eu às vezes penso
 Vai parar pra ouvir.
VI
 Luar, espere um pouco
 Que é pro meu samba poder chegar.
 Eu sei que o violão
 Está fraco, está rouco,
 Mas a minha voz
 Não cansou de chamar.
 Olê, olê, olê, olá,
 Tem samba de sobra,
 Ninguém quer sambar,
 Não há mais lugar,
 O sol chegou antes
 Do samba chegar
 Quem passa nem liga
 Já vai trabalhar
 E você, minha amiga,
 Já pode chorar.

(Francisco Buarque de Hollanda – Chico Buarque)

01. Na primeira estrofe, o poeta pede a alguém que não chore. Para convidar essa pessoa a cantar ele diz que:
a) tem um violão.
b) a vida é triste.
c) cantar traz felicidade.
d) as pessoas gostam de samba.

02. Leia os versos retirados do texto.
      “Que é pra todo mundo saber”.
      “Que é pra todo mundo acordar,”.
Esses versos indicam:
a) por qual motivo o padre deve tocar o sino, e o pinho deve tocar forte.
b) as condições impostas para que o padre toque o sino.
c) a comparação entre o que ocorre quando o padre toca o sino e quando o pinho toca forte.
d) por qual motivo as pessoas devem cantar.

03. Com base na leitura, qual estrofe o eu-lírico insiste que a vida é boa para quem canta?
a) a primeira estrofe.
b) a segunda estrofe.
c) a terceira estrofe.

d) a quinta estrofe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário