quarta-feira, 6 de setembro de 2017

MÚSICA(ATIVIDADES): DE REPENTE - SKANK - COM GABARITO

MÚSICA(ATIVIDADES): DE REPENTE
Skank
Olhei
Não vi ela há muito tempo, há quanto tempo faz
Nem me lembro mais, então
Pensei
Na vida que algum tempo eu deixei pra trás
Não me deixe em paz, se não
Porque,
Ainda aquele tempo dentro entra e sai,
Volta vem e vai
Sem acabar
O tempo passou
O tempo passou
E agora eu sei o que eu passei

Cantei, contei, estrelas mil no firmamento vão brilhar,
Depois apagar, irão
Chorei,
As lágrimas correndo como
Nus cristais, fogo dos vitrais, pagãos

Não à solidão,
Amar e desejar a vida que não deu as mãos
Mas vai dentro da gente
Como explosão do ar
Como furacão no mar
De repente é
Você voltou assim
Eu preciso mais,
Eu preciso
Uh hu uh
Eu preciso mais, eu preciso
Uh hu uh

Olhei
Não vi ela há muito tempo, há quanto tempo faz
Nem me lembro mais, então
Porque,
Ainda aquele tempo dentro entra e sai,
Volta vem e vai
Sem acabar

Pois não à solidão,
Amar e desejar a vida que não deu as mãos
Mas vai dentro da gente
Como explosão do ar
Como furacão no mar
De repente é
Você voltou assim
Eu preciso mais,
Eu preciso
Uh hu uh
Eu preciso mais, eu preciso
Uh hu uh
Eu preciso mais,
Eu preciso
Uh hu uh

Olhei
Não vi ela há muito tempo, há quanto tempo faz
Nem me lembro mais, então
Porque

COMPREENDENDO A MÚSICA
1 – Retire, da primeira estrofe, um desvio gramatical, desfazendo-o e explicando:
      “Não vi ela...”, o correto é não a vi, pois é um pronome e toma o lugar do substantivo.

2 – Transcreva da canção um exemplo de antítese:
      No verso: “Entra e sai /volta, vem e vai...”

3 – Existe algum exemplo de hipérbole na letra de música? Se sim, copie e explique seu raciocínio:
      (Chorei as lágrimas correndo como os cristais) o cristal é um material bem liso, lágrimas nunca escorreriam em um rosto como escorreriam em cristais. Esta figura de linguagem exagera uma ideia.

4 – O poeta usou um recurso muito usado para dar melodia à poesia: repetição de consoantes... Onde podemos encontrar este recurso (figura de linguagem)? E que nome é dado a ele(a)?
      No verso: “Nus cristais, fogo dos vitrais...” – A figura é aliteração.

5 – Qual a relação entre o título e o corpo do texto? Que outro título você daria a este texto?
      Um amor do passado apareceu de repente.

6 – “Amar e desejar a vida que não deu as mãos”. Em sua opinião, quando a vida não está nas mãos? Explique:
      Resposta pessoal do aluno. (Quando não conseguimos ou não conquistamos o que queríamos.

7 – Destaque da canção todas as comparações, dizendo de qual você mais gostou e por quê:
      As comparações são:
      - “As lágrimas correndo como nus cristais, fogo dos vitrais, pagãos;”
      - “Amar e desejar a vida que não deu as mãos mas vai dentro da gente como explosão do ar como furação no mar.”
      OBS.: O restante da resposta é pessoal.

8 – Indique quantos fonemas e quantas letras há em: TEMPO, PASSOU, CHOREI E BRILHAR:
      TEMPO: possui 05 letras e 04 fonemas.
      PASSOU: possui 06 letras e 05 fonemas.
      CHOREI: possui 06 letras e 05 fonemas.
      BRILHAR: possui 07 letras e 06 fonemas.

9 – Como o eu lírico se sente na música?
      Indeciso e carente de saudades do passado.

10 – Por que no final do texto o eu lírico se questiona se precisa de mais?
      Ele se sente feliz com a volta de sua amada e diz que precisa de sua presença para se sentir completo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário