quinta-feira, 7 de setembro de 2017

MÚSICA(ATIVIDADES): CASA NO CAMPO (ELIS REGINA)- COM GABARITO

   MÚSICA(ATIVIDADES): CASA NO CAMPO

                                                                 ELIS REGINA

           Eu quero uma casa no campo
           Onde eu possa compor muitos rocks rurais
           E tenha somente a certeza
           Dos amigos do peito e nada mais
           Eu quero uma casa no campo
           Onde eu possa ficar do tamanho da paz
           E tenha somente a certeza
           Dos limites do corpo e nada mais
           Eu quero carneiros e cabras pastando solenes
           No meu jardim
           Eu quero o silêncio das línguas cansadas
           Eu quero a esperança de óculos
           Meu filho de cuca legal
           Eu quero plantar e colher com a mão
           A pimenta e o sal
           Eu quero uma casa no campo
           Do tamanho ideal, pau a pique e sapé
           Onde eu possa plantar meus amigos
           Meus discos e meus livros
           E nada mais
                                  RODRIX, Zé e TAVITO. Casa no campo. Em: REGINA, Elis.
                                                        Elis. São Paulo: CBD-Philips, 1972. Faixa 11.

   1)     Agora, leia o texto em voz alta para o colega ao lado e escute a leitura dele. Preste atenção aos sons das palavras e dos versos. O que você percebe?
Resposta pessoal.

    2)   Qual é o significado da expressão amigos do peito?
Amigo íntimo, verdadeiro.

    3)    Como você compreende o verso “eu quero o silêncio das línguas cansadas”?
Resposta pessoal.

    4)    Esse texto foi produzido no início da década de 1970. Na época, era comum o desejo de escapar da realidade em busca de paz e de simplicidade. Você acha que hoje as pessoas ainda buscam esse ideal?
Resposta pessoal.

    5)     Quando estudamos os poemas, vimos que muito comum o uso de rimas. Isso também ocorre com o texto anterior. Encontre nele dois versos em que há rimas.
“Onde eu possa compor muitos rocks rurais” / “Dois amigos do peito e nada mais” / “Onde eu possa ficar do tamanho da paz” e “Meu filho de cuca legal” / “A pimenta e o sal”.


06 – Confirmando o aspecto cíclico das tendências literárias, na música contemporânea reaparecem vários temas. A canção acima, embora moderna, apresenta características do:
a)   Arcadismo.
b)   Barroco.
c)   Romantismo.

d)   Simbolismo.

Um comentário: