quinta-feira, 7 de setembro de 2017

MÚSICA: BRASIL - CAZUZA - COM INTERPRETAÇÃO/GABARITO

MÚSICA: BRASIL 
(Cazuza, George Israel e Nilo Romero,LP Vale Tudo, Som Livre, 1988) 

Não me convidaram
Pra essa festa pobre
Que os homens armaram
Pra me convencer
A pagar sem ver
Toda essa droga
Que já vem malhada
Antes d’eu nascer
Não me ofereceram
Nem um cigarro
Fiquei na porta
Estacionando os carros
Não me elegeram
chefe de nada
o meu cartão é uma navalha
Brasil
Mostra a tua cara
Quero ver quem paga
Pra gente ficar assim
Brasil
Qual é o teu negócio
O nome do teu sócio
Confia em mim
Não me sortearam
A garota do fantástico
Não me subornaram
Será que é meu fim?
Ver tv a cores
Na taba de seu índio
Programada pra só dizer sim
Grande pátria desimportante
Em nenhum instante
Eu vou te trair

Estudo do Texto 

1.
 Qual o significado das palavras abaixo de acordo com o texto da poesia?
a)armaram  -  planejaram, organizaram 

b) malhada - que tem manchas 

c) subornaram - induziram ou levaram alguém, mediante recompensas ou promessas, a não cumprir o dever ou a praticar ações ilegais ou injustas. No texto, o poeta constata que não foi subornado e que por causa disso acha que será o seu fim como cidadão. 

2. Segundo a visão dos autores e considerando o conteúdo geral da letra, quem estaria reclamando de não ter sido convidado para a festa?
O povo que vive no Brasil, ou seja, os brasileiros. 

3. A que festa o poeta se refere quando afirma: “Não me convidaram pra essa festa pobre…”?
Refere-se à festa da democracia, ou melhor à eleição que aconteceu com o povo pedindo “Diretas já!”. O que aconteceu foi a eleição de Tancredo Neves pelo Congresso Nacional, sem a participação do povo como é feito atualmente. Fala em festa pobre porque o poeta considera que não houve participação popular nessa escolha. 

4. A que homens o poeta se refere quando afirma: “…os homens armaram…”?
O poeta considera que não havendo participação popular na escolha do Presidente da República, essa decisão, definida por um pequeno grupo de pessoas (Congresso Nacional) era uma farsa planejada com o intuito de esconder algo do povo. 

5. O que pode significar os versos: “…a pagar sem ver / toda essa droga / que já vem malhada / antes d’eu nascer…”?
Toda festa requer gastos, sejam financeiros, sejam materiais, sejam pessoais (esforço físico, psicológico, mental). Alguém tem que pagar por isso. O poeta reclama que o pagamento por uma festa com defeito (com manchas) foi feito pelo povo e seus descendentes. 

6. Apesar do poeta não ter sido convidado para a festa, ele ficou nos arredores do local estacionando os carros. Explique o significado dos versos: “…não me ofereceram / nem um cigarro / fiquei na porta / estacionando os carros…”
A festa foi feita, mas o povo não participou dela. Apenas ficou como espectador, trabalhando para manter o país organizado. 

7. Explique o significado dos seguintes versos: “o meu cartão de crédito / é uma navalha”.
Na década de 80, o Brasil enfrentou uma inflação profunda na economia. O dinheiro brasileiro perdia seu valor diariamente: era como uma navalha que feria o poder de compra do consumidor. Por isso o poeta usa a expressão: “o meu cartão de crédito é uma navalha…”. Cada vez que alguém ia às compras sentia no bolso o corte do valor do dinheiro. 

8. Observando a segunda estrofe, o que significa o apelo feito no último verso: “confia em mim”?
Pede que a nação constituída e organizada confie em seu povo para resolver os problemas. 

9. Nos três últimos versos da 3a. estrofe, há uma crítica à televisão. Que crítica é esta? “ver tv a cores / na taba de seu índio / programada pra só dizer sim”
A influência da televisão na cultura e opinião das pessoas através dos programas que, às vezes, não eram isentos, isto é, mostrava apenas um lado do fato, da notícia. 

10. Explique o paradoxo: “Grande pátria desimportante”
Pátria grande em tamanho territorial, mas sem importância política diante do mundo ou mesmo diante de alguns brasileiros. 

11. As letras de música aproximam-se de poemas. Cada estrofe do poema lido corresponde a uma parte, em que o tom do eu-lírico se modifica. Em qual delas se faz uma invocação?
Na segunda estrofe
12. Até o verso 14, o eu-lírico narra ocorrências das quais foi excluído.
a) Qual o primeiro desses acontecimentos?

     A festa pobre.
b) Os agentes desse acontecimento aparecem através de um substantivo que os torna vagos, indeterminados. Qual?

      Os homens.
c) Que objetivo tinham esses agentes?
    Convencer o eu-lírico a "pagar alguma coisa sem ver", ou seja, a se deixar enganar.
13. Qual a consequência, para o eu-lírico, de ter ficado "fora de festa"?
    Restou ficar "na porta estacionando os carros".
14. Na segunda estrofe o eu-lírico dirige-se ao país, fazendo um pedido, duas perguntas e uma súplica. Identifique essas três manifestações do eu-lírico.
    Pedido: que o país mostre a cara. Perguntas: deseja descobrir quem paga para o povo ficar daquela maneira. Súplica: pede ao país que confie nele.


15. A última estrofe, na sua quase totalidade, retoma o mesmo tom da primeira.
a) Nos seis primeiros versos desta estrofe o eu-lírico enumera outras coisas das quais foi excluído. Cite-as.

     Não foi premiado com a garota do Fantástico e sequer foi subornado.
b) Que pergunta o eu-lírico se faz diante disso?

      O eu-lírico questiona se o seu destino é ver TV em cores na taba de um índio.
16. O tom dos três últimos versos dessa estrofe aproxima-se do tom da segunda estrofe: o eu-lírico faz uma invocação e uma proposta. Que proposta é essa?
   A de não trair a grande pátria em nenhum instante.
17. O poeta empresta sua voz para se expressar como um eu-lírico pertencente a uma classe social. Qual?
    A classe dos privilegiados.
18. Que expressão da primeira estrofe revela que a miséria é uma "herança" social para o eu-lírico?
     "toda essa droga / que já vem malhada antes de eu nascer".
19. No terceiro verso do poema, a palavra "homens" esconde a identidade:
a) de todas as pessoas  

b) da classe dirigente
c) dos pobres 

d) dos guardadores de carros

20. "Brasil, mostra a tua cara". A palavra em destaque metaforiza:
a) rosto

 "o meu cartão de crédito é uma navalha" Metáfora   
b) verdadeira identidade
  "Brasil / mostra tua cara" / Personificação / metáfora.


9 comentários:

  1. O que significa a parte "não me sortearam a garota do fantástico"??

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigada tinha uma atividade e não entendi nada desse texto

    ResponderExcluir
  3. quem poderia ser esse "eu" que fala no texto?

    ResponderExcluir
  4. Observando a segunda estrofe, o que significa o apelo feito no último verso: “confia em mim”? *

    ResponderExcluir
  5. 5. O poeta empresta sua voz para se expressar como um eu-lirico pertencente a uma classe social. Qual? 6. Que expressão da primeira estrofe revela que a miséria é uma "herança" social para o eu lirico?

    ResponderExcluir
  6. Pergunta:
    Releia a última estrofe grande Pátria desimportante em nenhum instante eu vou te trair para você o que seria traição à Pátria

    ResponderExcluir
  7. Pergunta: Em que fase se pertence que o destino é imprego e inevitável

    ResponderExcluir