quarta-feira, 16 de agosto de 2017

TEXTO: NINGUÉM SABE SE O FRUTO PROIBIDO ERA UMA MAÇÃ - PARA O ENSINO MÉDIO COM GABARITO

TEXTO : Ninguém sabe se o fruto proibido era uma Maçã.

No Jardim do Éden, Eva colhe uma maçã, tasca-lhe uma dentada e oferece a fruta a Adão, que também mete os dentes. É assim, segundo o livro do Gênesis, que o primeiro casal criado por Deus cai em pecado. Mas quem disse que o fruto proibido era uma maçã?
Não há uma única referência a essa fruta na Bíblia. A versão original do texto só se refere ao “fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal”. “É uma citação genérica”, diz Jacyntho Brandão, professor de literatura grega da UFMG. “Na Bíblia, usa-se uma palavra genérica que indica ‘pomo’, sugerindo uma fruta com forma de maçã, mas que também poderia ser uma pera, um figo ou qualquer outra com esse formato”.
O mito da maçã, segundo Brandão, foi sendo criado aos poucos, possivelmente por obra dos diversos tradutores da Bíblia (...). “Ao passar o texto do grego para o latim, eles usaram o termo “pomum”, que acabaria sendo traduzido como maçã nas línguas modernas. Segundo o especialista em literatura grega, é provável que isso tenha acontecido porque maçã sempre foi uma das frutas mais comuns e apreciadas na Europa, “mas não necessariamente no Oriente Médio, onde foram compilados os textos originais que deram origem ao Antigo Testamento”, afirma Brandão.

                                                         Superinteressante. Ed. Abril.março. 2011.

1. O texto acima tem como tema:

A) O Gênesis – livro bíblico que trata da criação do mundo.
B) A forma com que o primeiro casal criado por Deus caiu em pecado.
C) A incerteza sobre qual teria sido o fruto dado por Eva a Adão.
D) A inexistência de maçãs no Oriente Médio.

2Passagens do texto como “...tasca-lhe uma dentada”, revelam que o autor faz uso de linguagem predominantemente...

A) Científica.
B) Informal.
C) Técnica.
D) Infantil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário