quarta-feira, 9 de agosto de 2017

PONTUAÇÃO – COM GABARITO


PONTUAÇÃOCOM GABARITO

1 – “Gostaria que me respeitasse, madame”.
Sobre a vírgula que separa o termo madame, é correto afirmar que:
     a) Está bem empregada, pois separa, na oração, o vocativo.
    b)  Está mal empregada, pois separa o sujeito da oração do verbo.
   c)   Está bem empregada, pois, nesse caso, seu uso é facultativo.
   d) Está mal empregada, pois não se separa o aposto do termo a que se refere.
e)   Está bem empregada, pois separa o objeto direto do verbo.

2 – Identifique a alternativa em que a pontuação do período está incorreta.
a)   Entusiasmado, o marido disse: “Viajarei por dois meses a serviço, amor”.
b)   As mulheres se emocionam com as novelas; os homens, com o futebol.
c)   Após um exaustivo dia de trabalho, o arquiteto, embora extremamente cansado, ainda organizou alguns projetos.
d)   Você, razão do meu viver, mesmo não mais me querendo, ainda será sempre meu.
e)   Os turistas não cansavam de fotografar, as maravilhas do lugar.

3 – Em que alternativa não há vírgula?
a)   Obrigada José.
b)   O famoso e convencido cantor interpretou somente as canções de seu agrado e não deu ouvidos aos pedidos do fãs.
c)   Se os políticos tivessem boa vontade fariam mais pela população.
d)   Os jogadores no primeiro dia de treino após um longo período de descanso reclamaram dos exercícios.

4 – Os períodos seguintes apresentam diferença da pontuação. Assinale a letra que corresponde ao período de pontuação correta.
a)   O palestrante realizou um excelente trabalho; os alunos, porém, não ficaram satisfeitos.
b)   O palestrante realizou, um excelente trabalho; os alunos, porém, não ficaram satisfeitos.
c)   O palestrante realizou um excelente trabalho; os alunos porém, não ficaram satisfeitos.
d)   O palestrante, realizou um excelente trabalho: os alunos, porém não ficaram satisfeitos.
e)   O palestrante realizou um excelente trabalho: os alunos porém não ficaram satisfeitos.

5 – Está inteiramente adequada a pontuação da seguinte frase:
a)   Quem cuida da saúde, conta com os recursos do corpo, já quem cultiva uma amizade, conta com o conforto moral.
b)   No que me diz respeito, não me interessam os amigos de ocasião: prezo apenas os verdadeiros, os que me apoiam incondicionalmente.
c)   De que pode valer, gozarmos um momento de felicidade, se não dispomos de alguém, a quem possamos estendê-la?
d)   Confio sempre num amigo; pois minha confiança nele, certamente será retribuída com sua confiança em mim.
e)   São essas enfim, minhas razões para louvar a amizade: diga-me você agora quais as suas?

6 – 1- Sérgio organiza todos os documentos da empresa. (Afirmação).
          2 – Sérgio, organiza todos os documentos da empresa. (Chamamento).
         3 – Sérgio organiza todos os documentos da empresa? (Interrogação).
a)   Está correta somente a oração número 1.
b)   Estão corretas as orações números 1 e 2.
c)   Estão corretas as orações números 2 e 3.
d)   Todas estão corretas.

7 – A frase em que devem ser utilizadas duas vírgulas é:
a)   Espera-se que a reforma da casa seja realizada com êxito.
b)   Comenta-se que a Universidade brasileira tem um ótimo nível.
c)   Deseja-se que a seleção dos melhores candidatos à Universidade seja bem organizada.
d)   Afirma-se que a boa formação universitária propicia melhores oportunidades aos jovens.
e)   Acredita-se que apesar dos inúmeros obstáculos a vencer a reforma será feita em breve.

8 – Podem culpar-me: estou com a minha consciência em paz. Os dois pontos desse período poderiam ser substituídos por virgula, estabelecendo-se o nexo entre as duas orações com o emprego da conjunção:
a)   Embora.
b)   E.
c)   Pois.
d)   Conforme.
e)   Portanto.

9 – Considerando que o termo Cristina é sujeito de oração, assinale a alternativa correta quanto à pontuação.
a)   Cristina, encontra o caminho e, recompõe, a Argentina.
b)   Cristina, encontra o caminho, e recompõe, a Argentina.
c)   Cristina encontra o caminho, e recompõe, a Argentina.
d)   Cristina, encontra o caminho, e recompõe a Argentina.
e)   Cristina encontra o caminho e recompõe a Argentina.



2 comentários: