domingo, 13 de agosto de 2017

MÚSICA: O SEGUNDO SOL - CÁSSIA ELLER - COM INTERPRETAÇÃO/GABARITO

MÚSICA: O Segundo Sol

                                                                            Cássia Eller

Quando o segundo sol chegar
Para realinhar as órbitas dos planetas
Derrubando com assombro exemplar
O que os astrônomos diriam
Se tratar de um outro cometa

Quando o segundo sol chegar
Para realinhar as órbitas dos planetas
Derrubando com assombro exemplar
O que os astrônomos diriam
Se tratar de um outro cometa

Não digo que não me surpreendi
Antes que eu visse você disse
E eu não pude acreditar
Mas você pode ter certeza

De que seu telefone irá tocar
Em sua nova casa
Que abriga agora a trilha
Incluída nessa minha conversão

Eu só queria te contar
Que eu fui lá fora
E vi dois sóis num dia
E a vida que ardia sem explicação

Quando o segundo sol chegar
Para realinhar as órbitas dos planetas
Derrubando com assombro exemplar
O que os astrônomos diriam
Se tratar de um outro cometa

Não digo que não me surpreendi
Antes que eu visse, você disse
E eu não pude acreditar
Mas você pode ter certeza

De que seu telefone irá tocar
Em sua nova casa
Que abriga agora a trilha
Incluída nessa minha conversão

Eu só queria te contar
Que eu fui lá fora
E vi dois sóis num dia
E a vida que ardia sem explicação

Seu telefone irá tocar
Em sua nova casa
Que abriga agora a trilha
Incluída nessa minha conversão

Eu só queria te contar
Que eu fui lá fora
E vi dois sóis num dia
E a vida que ardia sem explicação

Explicação, não tem explicação
Explicação, não
Não tem explicação
Explicação, não tem
Não tem explicação
Explicação, não tem
Explicação, não tem
Não tem.

AS METÁFORAS, AS ANALOGIAS...
1 – Analisando a música pelas ligações com a literatura, como pode ser entendida?
      Como uma poesia que apesar de não ser parnasiana, apresenta algumas características desse movimento como a descrição de fenômenos científicos, rimas e sentimentalismo sem exageros.

2 – O título dessa canção, logo a princípio leva ao questionamento do que seria verdadeiramente o segundo sol.
      O princípio do relativismo, caracteriza-se por afirmar que em certas áreas a verdade é relativa a um certo ponto de vista, quer seja do singular quer seja do plural.
      Segundo sol seria justamente a transformação de conceitos, o surgimento de novas opiniões, sejam elas neste caso, referentes ao amor ou não.

3 – Neste trecho:
      “Quando o segundo sol chegar
      Para realinhar as órbitas dos planetas”,
      Do que se trata?
      Trata da entrada de uma segunda pessoa que funcione como um sol na nossa vida, para o realinhamento de nossos sentimentos.

4 – Se trata de uma metáfora estes versos abaixo ou realmente outro cometa?
      O que os astrônomos diriam se tratar de um outro cometa.
      Não parece ser uma metáfora, e sim há uma trilha esotérica que prega que um planeta gigante ou um sol saiu de sua órbita e passará perto de nosso sistema solar, um chamam de hercólobus, e outros nomes. Os cientistas já identificaram, e acham que é apenas um cometa.

5 – O sentimento de nostalgia atrelado ao diálogo com o interlocutor nos versos seguintes, onde a vida de ambos vai seguir, mas quem é terminado fica preso num estado cego da vida, sem enxergar possibilidades, o que ela não podia acreditar.
“Não digo que não me surpreendi
Antes que eu visse, você disse
E eu não pude acreditar”.
      Ela não tinha acreditado, quando soube, só quando viu com os próprios olhos.

6 – Nesta estrofe:
“Mas você pode ter certeza
De que o seu telefone irá tocar
Em sua nova casa
Que obriga agora a trilha
Incluída nessa minha conversão”.
Qual a melhor interpretação?
      Sobre um momento de lucidez causado pela chegada de uma nova pessoa na vida, onde somos alçados daquele poço de descrença para um estado de esperança.
      A nova vida, ou a “nova casa” de ambos não se desfaz de algo tão marcante.

7 – Por fim, os últimos versos nos afirma o quê?
      “Eu só queria te contar
      Que eu fui lá fora
      E vi dois sóis num dia
      E a vida que ardia sem explicação.
      Afirma a possibilidade de amarmos verdadeiramente mais de uma vez, e de cada amor não simplesmente ser apagado, mas virar parte constituinte de quem somos. Dois sóis num dia.


Nenhum comentário:

Postar um comentário