terça-feira, 4 de julho de 2017

PREDICAÇÃO VERBAL – COMPLEMENTOS - QUESTÕES OBJETIVAS - COM GABARITO

PREDICAÇÃO VERBAL – COMPLEMENTOS

1 – (FUVEST) – Observar a oração: ... e Fabiano saiu de costas...
Assinalar a alternativa em que a oração também tenha verbo intransitivo:
a)     ...Fabiano ajuntou o gado...
b)    ...Acreditara na sua velha.
c)     ...Davam-lhe uma ninharia.
d)    Atrevimento não tinha...
e)     Depois que acontecera aquela miséria...

2 – (UNICID) – Todos os pronomes destacados abaixo exercem a função de objeto direto, exceto:
a)     Espantei-me que o atingisse a morte de alguém tão distante.
b)    Para mim o médico que me operou esqueceu alguma coisa.
c)     E por falar em língua, vive a mostra-la como um troféu.
d)    Os médicos lhe asseguram que não há nada.
e)     De vez em quando um amigo procura agradá-lo.

3 – (FM-CATANDUVA) –
I – Vi um gato comendo um rato.
II – Não provei da alface.
III – Dei-lhe a apostila de gramática.
IV – Não soube quanto custou-lhe a reforma da calça.
Observe as funções sintáticas assinaladas nas frases e escolha a opção correta.
a)     Todos os termos assinalados, exceto em IV, constituem objetos diretos.
b)    Da alface é objeto direto.
c)     A apostila é sujeito.
d)    A reforma da calça é complemento nominal.
e)     Um gato, um rato e a apostila são predicativos do sujeito.

4 – (CESGRANRIO) – Assinale a opção em que o termo destacado apresenta função idêntica ao do exemplo em destaque; vontade de chorar.
a)     Choro de saudades.
b)    Olhos de minha pátria.
c)     Passar-lhe a mão pelos cabelos.
d)    Nasci do vento.
e)     Em contato com a dor.

5 – Assinale a alternativa que não apresenta verbo de ligação.
a)     As pessoas ficaram desapontadas.
b)    Importante é a sabedoria.
c)     Ficamos encantados como seu sorriso.
d)    Fiquei no interior até o início das aulas.
e)     A lua estava bela e vaidosa.

6 – (FT-BIRIGUI) – Classifique sintaticamente o termo destacado:
Vivia preso como um novilho amarrado ao mourão.
a)     Objeto direto.
b)    Adjunto adverbial.
c)     Adjunto adnominal.
d)    N. D. A.

7 – (US-JUDAS) – Dê a função sintática dos termos em destaque.
--- Nada farei do que dizes:
É teu filho imbele e fraco!
Visaria o triunfo
Das mais guerreira das tribos
Derramar seu ignóbil sangue:
Ele chorou de cobarde,
Nós outros, fortes Timbiras,
Só de heróis fazemos pasto –
                                                                                           Gonçalves Dias.
a)     Objeto direto – sujeito – predicativo do sujeito – adjunto adnominal – adjunto adnominal.
b)    Objeto direto – predicativo do sujeito – sujeito – adjunto adnominal – predicativo do objeto.
c)     Sujeito – predicativo do sujeito – objeto direto – predicativo do objeto – predicativo do objeto.
d)    Sujeito – objeto direto – adjunto adnominal – adjunto adnominal – objeto direto.
e)     Objeto direto – sujeito – predicativo do sujeito – predicativo do objeto – predicativo do objeto.

8 – (UE-MARINGÁ) –
Quem passou pela vida em branca nuvem
E em plácido repouso adormeceu.
Quem não sentiu o frio da desgraça,
Quem passou pela vida e não sofreu
Foi espectro de homem, não foi homem,
Só passou pela vida, não viveu.
                                                                                                          F. Otaviano.
Os termos destacados são, pela ordem:
a)     Adjunto adverbial, núcleo do predicado verbal, objeto direto, adjunto adnominal.
b)    Adjunto adnominal, predicado verbo-nominal, predicativo do sujeito – objeto indireto.
c)     Adjunto adverbial, núcleo do predicado verbal, objeto direto, complemento nominal.
d)    Adjunto adverbial, predicado verbal, objeto direto, objeto indireto.
e)     Adjunto adnominal, núcleo do predicado verbal, predicativo do sujeito, adjunto adverbial.

9 – (FF-RECIFE) – Assinale a oração em que erro quanto à classificação do verbo.
a)     Meus prognósticos estariam certos? (De ligação).
b)    A costureira pagou a conta? (Transitivo direto).
c)     Pagou a conta a costureira? (Transitivo direto e indireto).
d)    Neide apresentou-me a seus pais. (Transitivo direto e indireto).
e)     As feras rugiram em suas jaulas. (Transitivo indireto).

10 – (CESGRANRIO) – Assinale a opção que traz corretas classificações do sujeito e da preposição verbal.
a)     Houve... uma considerável quantidade – sujeito inexistente; verbo transitivo direto.
b)    Que jamais hão de ver país como este – sujeito indeterminado; verbo transitivo indireto.
c)     Mas reflete a pulsação da inenarrável história de cada um – sujeito simples; verbo transitivo direto e indireto.
d)    Que se recebe em herança – sujeito indeterminado; verbo transitivo indireto.
e)     A quem tutela – sujeito simples; verbo intransitivo.
   
                          

   VANDALISMO

Meu coração tem catedrais imensas,
Templos de prismas e longínquas datas,
Onde um número de amor, em serenatas,
Canta a aleluia virginal das crenças.

Na ogiva fúlgida e nas colunatas
Vertem lustrais irradiações intensas
Cintilações de lâmpadas suspensas
E as ametistas e os florões e as pratas.



Como os velhos Templários medievais
Entrei um dia nessas catedrais
E nesses templos claros e risonhos...

E erguendo os gládios e brandindo as hastas
No desespero dos iconoclastas
Quebrei a imagem dos meus próprios sonhos!

                                       Eu. ed. Rio de Janeiro. Livr. São José, 1963, p. 145.

11 – (ITA) – Quando à predicação, os verbos canta, entrei, quebrei, classificam-se, no texto, respectivamente como:
a)     Transitivo direto – intransitivo – transitivo direto.
b)    Transitivo direto e indireto – transitivo direto – transitivo direto e indireto.
c)     Intransitivo – transitivo direto – transitivo direto.
d)    Intransitivo – transitivo direto – transitivo direto e indireto.
e)     Transitivo direto – intransitivo – transitivo direto e indireto.

12 – (ITA) – Assinale a opção em que todos os termos desempenham a mesma função sintática.
a)     Onde, nas colunatas, um dia, das crenças.
b)    Meu coração, um nume, templos, os gládios.
c)     De amor, de lâmpadas, dos iconoclastas, dos meus próprios sonhos.
d)    Catedrais, aleluia, ametistas, desespero.
e)     Em serenatas, virginal, na ogiva, irradiações os gládios.

13 – (MACKENZIE) – Assinale a alternativa correta quanto à análise sintática do termo destacado abaixo.
Naquela cidade, não há muitas chances de emprego.
a)     Núcleo do sujeito.
b)    Núcleo do objeto direto.
c)     Adjunto adverbial.
d)    Adjunto adnominal.
e)     Núcleo do objeto indireto.

14 – (UEFS-BAHIA) – Leia os períodos abaixo:
I – Carlota amava mais a ele do que aos próprios irmãos.
II – Cada cidadão deve visar à defesa da Pátria.
III – Naquele dia, absteve-se de bebidas alcoólicas.
Assinale a alternativa que apresenta a correta classificação dos termos em destaque.
a)     Objeto direto preposicionado, complemento nominal, objeto indireto.
b)    Objeto indireto, adjunto adnominal, objeto direto preposicionado.
c)     Objeto direto pleonástico, complemento nominal, objeto direto preposicionado.
d)    Objeto direto pleonástico, adjunto adnominal, objeto direto preposicionado.
e)     Objeto direto preposicionado, adjunto adnominal, objeto indireto.

15 – (PUC-MG) – Considerando que verbo transitivo direto requer complemento verbal chamado objeto direto, assinale a alternativa em que esse termo ocorre.
a)     O tostão é regateado com cerimônia.
b)    --- Como viverei sem ti, meu bem?
c)     --- Vamos... – disse Jesuíno.
d)    Eram todos irmãos, felizmente.
e)     E vão fazendo telhados.

16 – (MACKENZIE) – Observe os termos destacados abaixo:
I – Estranhos nós recebemos aos gritos. (E. José).
II – Fingi uma falsa alegria, dei-lhe boas-vindas, desejei-lhe bom descanso. (E. José).
III – Abriu a porta, nada viu. (L. Barreto).
Assinale a alternativa em que apareçam, respectivamente, suas funções sintáticas.
a)     Sujeito, complemento nominal, objeto direto.
b)    Objeto direto, objeto direto, objeto direto.
c)     Sujeito, objeto direto, adjunto adverbial.
d)    Vocativo, sujeito, adjunto adverbial.
e)     Sujeito, sujeito, sujeito.

17 – (UNIP) – Em: Quando repeti isso, pela terceira vez, pensei no seminário, mas como se pensa em perigo que passou, um mal abortado, um pesadelo extinto; todos os meus nervos me disseram que homens não são padres (Machado de Assis), os verbos destacados são, respectivamente.
a)     Transitivo direto – transitivo indireto – intransitivo.
b)    Transitivo direto – transitivo direto – transitivo direto.
c)     Transitivo indireto – intransitivo – transitivo direto.
d)    Intransitivo – intransitivo – intransitivo.
e)     Intransitivo – transitivo direto – transitivo direto.

18 – (UNIP) – No período da questão anterior, isto, em perigo e me funcionam sintaticamente como:
a)     Objeto direto – complemento nominal – objeto direto.
b)    Objeto direto – objeto indireto – objeto indireto.
c)     Sujeito – objeto indireto – objeto indireto.
d)    Sujeito – objeto direto – complemento nominal.
e)     Objeto direto – complemento nominal – complemento nominal.

           

   “CONVIVAS DE BOA MEMÓRIA

              Há dessas reminiscências que não descansam antes que a pena ou a língua as publique. Um artigo dizia arrenegar de conviva que tem boa memória. A vida é cheia de tais convivas, e eu sou acaso um deles, conquanto a prova de ter a memória fraca seja exatamente não me acudir agora o nome de tal antigo: mas era um antigo, e basta.
              Não, não, a minha memória não é boa. Ao contrário, é comparável a alguém que tivesse vivido por hospedarias, sem guardar delas nem caras, nem nomes, e somente raras circunstâncias. A quem passe a vida na mesma casa de família, com os seus eternos móveis e costumes, pessoas e afeições, é que se lhe grava tudo pela continuidade e repetição. Como eu invejo os que não esqueceram a cor das primeiras calças que vestiram! Eu não atino com a das que enfiei ontem. Juro só que não eram amareladas porque execro essa cor; mas isso mesmo pode ser olvido e confusão.

19 – Os verbos do primeiro período do texto são, respectivamente:
a)     Transitivo direto – transitivo direto – transitivo direto.
b)    Transitivo direto – transitivo indireto – transitivo direto.
c)     Transitivo indireto – intransitivo – transitivo indireto.
d)    Transitivo direto – intransitivo – transitivo direto.
e)     Intransitivo – transitivo direto – intransitivo.

20 – O verbo arrenegar foi usado como:
a)     Transitivo indireto.
b)    Transitivo direto.
c)     De ligação.
d)    Intransitivo.
e)     Transitivo direto e indireto.

21 – Em: A vida é cheia de tais convivas, o predicado é _______________ e o termo destacado é _______________.
a)     Verbal – objeto indireto.
b)    Nominal – objeto indireto.
c)     Nominal – complemento nominal.
d)    Verbal – complemento nominal.
e)     Verbo-nominal – objeto indireto.

22 – Em: ... conquanto a prova de ter a memória fraca... tem-se:
a)     Predicado verbo-nominal com predicado do sujeito.
b)    Predicado verbo-nominal com predicativo do objeto.
c)     Predicado verbal com verbo transitivo direto.
d)    Predicado verbal com verbo intransitivo.
e)     Predicado nominal com verbo de ligação.

23 – Em: ... mas era um antigo, e basta, têm-se, respectivamente:
a)     Predicado nominal e predicado verbo-nominal.
b)    Predicado nominal e predicado verbal.
c)     Predicado verbal e predicado verbal
d)    Predicado verbal e predicado nominal.
e)     Predicado verbal e predicado nominal.

24 – Em: Ao contrário, é comparável a alguém que tivesse vivido por hospedarias... os termos destacados são, respectivamente:
a)     Objeto indireto e objeto indireto.
b)    Objeto indireto e adjunto adverbial.
c)     Adjunto adverbial e objeto indireto.
d)    Adjunto adverbial e adjunto adverbial.
e)     Complemento nominal e adjunto adverbial.

25 – Em: A quem passe a vida na mesma cada de família... os termos destacados são, respectivamente:
a)     Objeto indireto e adjunto adnominal.
b)    Objeto indireto e complemento nominal.
c)     Complemento nominal e objeto indireto.
d)    Complemento nominal e adjunto adverbial de lugar.
e)     Objeto indireto e adjunto adverbial de lugar.

26 – Em: ... é que se lhe grava tudo pela continuidade e repetição, os termos destacados exercem função sintática, respectivamente, de:
a)     Adjunto adnominal e objeto direto.
b)    Adjunto adnominal e adjunto adverbial.
c)     Objeto indireto e sujeito.
d)    Objeto indireto e adjunto adverbial.
e)     Adjunto adnominal e sujeito simples.

27 – Os substantivos reminiscências, convivas e cor são substituídos, no texto, pelos pronomes.
a)     As – deles – a.
b)    Lhe – deles – lhe
c)     –Las – deles – a.
d)    As – lhe – lhe.
e)     Lhe – deles – delas.



NOITE PONTUAL
Noite pontual
Lua cheia apontou, pororoca roncou

Vem que vem vindo como uma onda inchada
Rolando e embolando
Com a água aos tombos

Vagalhões avançam pelas margens espantadas

Um pedaço de mar mudou de lugar

Somem-se ilhas menores
Debaixo da onda bojuda
Arrasando a vegetação
Fica para trás o mangue
Aparando o céu com braços levantados

Florestinhas se somem
A água comovida abraça-se com o mato
Estalam árvores quebradas de tripa de fora
Pororoca traz de volta à terra emigrante que fugiu de casa
Levada pela correnteza.
                                                                                                   Cobra Norato.

28 – Quanto a predicação, os verbos avançam, fica, estalam classificam-se no texto, respectivamente, como:
a)     Transitivo indireto – ligação – transitivo direto.
b)    Intransitivo – ligação – intransitivo.
c)     Transitivo – transitivo – transitivo.
d)    Intransitivo – ligação – transitivo direto.
e)     Intransitivo – intransitivo – intransitivo.

29 – (ITA) – Assinale a opção em que todos os termos desempenham a mesma função sintática.
a)     Pororoca, ilhas menores, o mangue, que fugiu.
b)    Noite pontual, onda, pedaço, a terra.
c)     Como uma onda, pelas margens, debaixo da onda, pela correnteza.
d)    Lua cheia, vagalhões, a vegetação, árvores.
e)     De mar, com braços levantados, de tripa de fora.

30 – (ITA) – Sintaticamente, os termos com o mato e pela correnteza funcionam respectivamente, como:
a)     Adjunto adnominal e agente da passiva.
b)    Adjunto adverbial e adjunto adverbial.
c)     Objeto indireto e agente da passiva.
d)    Objeto indireto e adjunto adnominal.
e)     Adjunto adverbial e adjunto adnominal.

“Como eu invejo os que não esqueceram a cor das primeiras calças que vestiram! Eu não atino com as da que enfiei ontem.
Juro que não eram amarelas...”

31 – Cor e amarelas exercem função sintática, respectivamente, de:
a)     Objeto direto e objeto direto.
b)    Objeto direto e sujeito.
c)     Objeto direto e adjunto adnominal.
d)    Objeto direto e predicativo do sujeito.
e)     Sujeito e predicativo do sujeito.

32 – (UC DO S-RS) – Está errada a classificação da função sintática de um dos termos destacados. Assinale a alternativa em que o erro ocorre.
a)     Executava alguns exercícios ao piano. (Adjunto adverbial).
b)    Eras na vida a pomba predileta – F. Varela. (Sujeito simples).
c)     Devemos amar a nossos pais por muitas razões. (Objeto direto preposicionado).
d)    Ficou revoltado com a apatia dos presentes. (Complemento nominal).
e)     O juiz declarou o réu inocente. (Predicativo do objeto).

33 – (UERJ) – A respeito do trecho depurando a linguagem do povo e aperfeiçoando lhe a razão, a correta classificação sintática do pronome oblíquo é:
a)     Adjunto adnominal de razão.
b)    Aposto especificado de povo.
c)     Complemento nominal de razão.
d)    Adjunto adverbial de aperfeiçoando.
e)     Objeto direto preposicionado de aperfeiçoando.

34 – (PUC-RIO) – Aponte a opção na qual o pronome destacado tem o mesmo valor semântico e bateu-me o vento na boca.
a)     No rosto com que te admiro.
b)    Neste perdido suspiro.
c)     Que te segue alucinado.
d)    No meu sorriso suspenso.
e)     E eu sei que ela se vê bem...
35 – (FUVEST) –
         Eu bem sei que, para titilar-lhe (1) os nervos...
         Jamais o engenho e a arte lhe (2) foram tão propícios.
a)     Qual dos dois lhe pode ser substituído por um adjetivo possessivo? E o outro lhe, que função exerce na frase?
O lhe que pode ser substituído por um pronome adjetivo possessivo é o primeiro, já que está empregado com o valor de seus. Nesse caso, o pronome obliquo átono exerce função sintática de adjunto adnominal. O outro lhe exerce função sintática de complemento nominal do adjetivo propícios.
b)    Reescreva as duas frases efetuando a substituição d cada lhe por expressões equivalentes.
Para o primeiro poderíamos ter: Eu bem sei que, para titilar os seus nervos... ou Eu bem sei que, para titilar os nervos dele ... ou ainda levando em conta o contexto: Eu bem sei que, para titilar os neros do leitor ... porque o pronome lhe, no texto, substitui o termo leitor, expresso anteriormente.
Para o segundo: Jamais o engenho e a arte foram tão propícios a ele, ou Jamais o engenho e a arte foram tão propícios ao cozinheiro, uma vez que o pronome está no lugar do substantivo cozinheiro, citado anteriormente.


36 – (MACKENZIE) -            CONFRONTO

Bateu Amor à porta da Loucura.
“Deixa-me entrar – pediu – sou teu irmão.
Só tu me limparás da lama escura
A que me conduziu minha paixão”.

A Loucura desdenha recebe-lo.
Sabendo quanto Amor vive de engano.
Mas estarrece de surpresa ao vê-lo,
De humano que era, assim tão inumano.

E exclama: “Entra correndo, o nosso é teu.
Mais que ninguém mereces habitar
Minha casa infernal, feita de breu,
Enquanto me retiro, sem destino,
Pois não sei de mais triste destino
Que este mal sem perdão, o mal de amar.”

I – Amor.           II – Teu irmão.         III – inumano.

Assinale a alternativa que apresenta, respectivamente, a correta análise sintática dos termos numerados.
a)     I- Objeto direto / II- predicativo do sujeito / III- aposto.
b)    I- Sujeito / II- objeto direto / III- adjunto adnominal.
c)     I- Objeto direto / II- complemento nominal / III- adjunto adverbial.
d)    I- Sujeito / II- predicativo do sujeito / III- predicativo do objeto.
e)     I- sujeito / II- complemento nominal / III- adjunto adnominal.

37 – (ESPM) – Sorvete Kibon decora sua cozinha. E dá nome às latas. Os termos destacados são, respectivamente:
a)     Sujeito, objeto direto, objeto indireto.
b)    Objeto direto, sujeito, objeto indireto.
c)     Sujeito, objeto indireto, objeto direto.
d)    Sujeito, sujeito, objeto indireto.
e)     Objeto direto, sujeito, objeto direto.

38 – (FM-SANTOS) – Em que alternativa o termo destacado é objeto direto?
a)     Desta prova depende o teu futuro.
b)    Cristo ofereceu uma esperança final a todos os homens.
c)     Ofendeste a todos com aquelas palavras.
d)    Dar-te-ei a resposta oportunamente.
e)     De sábio ele se tornou ignorante.

39 – Em: Amo Deus e Amo a Deus, os termos destacados são:
a)     Objeto direto o primeiro, e objeto indireto o segundo.
b)    Objeto direto, ambos.
c)     Objetos indiretos, ambos.
d)    Objeto direto o primeiro, sendo incorreta a segunda oração.
e)     Não sei.

40 – (FMSCASA) – Há verbo transitivo indireto em:
a)     O juiz apitou. Os jogadores saíram.
b)    Pegue todas as bolas, goleiro.
c)     Mantenha a cabeça no lugar, Serginho.
d)    Lembro-me do esquadrão canarinho, em 1970.
e)     Valdir Perez desvia a bola com a ponta dos dedos.

41 – (FM-TAUBATÉ) – Classifique o termo destaco, usando a seguinte convenção.
A bom entendedor meia palavra basta.
a)     Objeto direto.
b)    Objeto indireto.
c)     Complemento nominal.
d)    Adjunto adnominal.
e)     Adjunto adverbial.

42 – (ESPM) – Quando percebi que o doente expirava, recuei aterrado, e dei um grito, mas ninguém me ouviu. (M de Assis).
A função sintática das palavras doente, grito, ninguém e me é, respectivamente:
a)     Sujeito, objeto direto, objeto direto, objeto indireto.
b)    Objeto direto, sujeito, objeto direto, objeto indireto.
c)     Sujeito, objeto indireto, sujeito, objeto direto.
d)    Objeto indireto, objeto direto, sujeito, objeto direto.
e)     Sujeito, objeto direto, sujeito, objeto direto.

43 – Em: Não lhe arranquei mais nada tem-se verbo:
a)     Transitivo direto.
b)    Transitivo indireto.
c)     Transitivo direto e indireto.
d)    Intransitivo.
e)     De ligação.

44 – Na oração do exercício anterior, a palavra nada exerce função sintática de:
a)     Sujeito simples.
b)    Adjunto adverbial.
c)     Objeto direto.
d)    Objeto indireto.
e)     Adjunto adnominal.

45 – Em: Com o tempo veio fenômeno interessante tem-se verbo:
a)     Transitivo direto.
b)    Transitivo indireto.
c)     Transitivo direto e indireto.
d)    Intransitivo.

e)     De ligação.

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