sexta-feira, 12 de maio de 2017

CONTO: A OVELHA NEGRA - ÍTALO CALVINO - COM GABARITO

CONTO:   A OVELHA NEGRA
                   ÍTALO CALVINO

        Havia um país onde todos eram ladrões.
        À noite, cada habitante saía, com a gazua e a lanterna, e ia arrombar a casa de um vizinho. Voltava de madrugada, carregado, e encontrava a sua casa roubada.
        E assim todos viviam em paz e sem prejuízo, pois um roubava o outro, e este, um terceiro, e assim por diante, até que se chegava ao último, que roubava o primeiro. O comercio naquele país só era praticado como trapaça, tanto por quem vendia como por quem comprava. O governo era uma associação de delinquentes vivendo à custa dos súditos, e os súditos por sua vez só se preocupavam em fraudar o governo. Assim a vida prosseguia sem tropeços, e não havia ricos nem pobres.
        Ora, não se sabe como, ocorre que no país apareceu um homem honesto. À noite, em vez de sair o saco e a lanterna, ficava em casa fumando e lendo romances.
        Vinham ladrões, viam a luz acessa e não subiam.
        Essa situação durou algum tempo: depois foi preciso fazê-lo compreender que, se quisesse viver sem fazer nada, não era essa uma boa razão para não deixar os outros fazerem. Cada noite que ele passava em casa era uma família que não comia no dia seguinte.
        Diante desses argumentos, o homem honesto não tinha o que objetar. Também começou a sair de noite para voltar de madrugada, mas não ia roubar. Era honesto, não havia nada a fazer. Andava até a ponte e ficava vendo passar a água embaixo. Voltava para a casa e a encontrava roubada.
        Em menos de uma semana o honesto ficou sem um tostão, sem o que comer, com a casa vazia. Mas até aí tudo bem, porque era culpa sua; o problema era que o seu comportamento criava uma grande confusão. Ele deixava que lhe roubassem tudo e, ao mesmo tempo, não roubava ninguém; assim, sempre havia alguém que, voltando para casa de madrugada, achava a casa intacta: a casa que o homem honesto deveria ter roubado. [...] E, além disso, os que vinham para roubar a casa do homem honesto sempre a encontravam vazia; assim iam ficando pobres. [...]

                                                               Ítalo Calvino. “A ovelha negra”. In Um general na biblioteca.
                                                                                 São Paulo: Companhia da Letras, 2001, pp. 31-32
Entendendo o Conto.
01.   O conto A ovelha negra propõe uma situação inicial em que se apresenta a rotina de uma população.
a.- Qual é a rotina dos habitantes desse país?
Os habitantes do país imaginado por Ítalo Calvino costumam roubar uns aos outros.

b.- Cite um trecho que comprove que a situação inicialmente apresentada na narrativa estabelece um equilíbrio, um estado de normalidade e rotina.
“Assim a vida prosseguia sem tropeços [...]”

c.- O que há de estranho, do povo de vista moral, na situação inicial apresenta no texto?
O fato de o normal ser que cada cidadão roube o outro e que isso proporcione paz parece absurdo do ponto de vista moral.

02.    Na narrativa de Ítalo Calvino, a situação de equilíbrio do país é alterada. Que fato causa desequilíbrio na vida social? Por quê
O surgimento de um homem honesto provoca desequilíbrio, porque ele rompe o ciclo “roubar e ser roubado” que mantinha a sociedade funcionando. A atitude do homem de ficar em sua casa à noite impedia que outros viessem roubá-la.

a.    A partir da situação inesperada que alterou a rotina social, os personagens tomam atitudes.
- Como os habitantes reagiram?
Eles procuraram convencer o homem honesto de que deveria sair de sua casa para que outros a pudessem saquear.
b.- O que pretendiam os moradores com essa reação?
Os moradores pretendiam restabelecer a normalidade daquele país onde todos eram ladrões.

c.   O homem honesto aceitou a sugestão dos habitantes, mas essa atitude intensificou o conflito, instaurando o clímax da narrativa. Explique por quê.
A tentativa de fazer o homem honesto sair de casa não restabeleceu o equilíbrio social porque, como ele continuava não roubando ninguém.

d.    A narrativa de Ítalo Calvino deve ser considerada uma ironia; caso contrário, estaria condenando a existência de homens honestos. Explique em que consiste a ironia do texto “A ovelha negra”.
A ironia do texto de Calvino reside no fato de a honestidade ser entendida como um mal para a sociedade, provocando a injustiça social, enquanto o roubo traia a paz entre os cidadãos.

03.    O título é constituído pela expressão metafórica “ovelha negra”.
a.- Qual o significado habitual dessa expressão?
A expressão “ovelha negra” habitualmente se refere ao membro de um grupo, de uma comunidade que é diferente, causando transtornos, normalmente por cometer ações inaceitáveis, reprováveis.

b.-Por que se pode afirmar que, no contexto da narrativa de Ítalo Calvino, esse título é irônico?
No contexto da narrativa, a expressão é irônica porque, se é verdade que o homem honesto destoa dos demais membros da população, por outro lado, ele age da melhor forma possível, seguindo valores positivos, normalmente elogiáveis e desejáveis.
  


2 comentários: