segunda-feira, 13 de março de 2017

RELATO: MEU AMIGO MAIS ANTIGO - ZIRALDO ALVES PINTO - COM GABARITO

TEXTO: MEU AMIGO MAIS ANTIGO
               ZIRALDO ALVES PINTO

          Meu pai e minha mãe acreditavam que presente bom para filho era livro.
          Meus colegas de Grupo Escolar – era assim que se chamava a escola primária do meu tempo – não achavam isso, não. Eles gostavam era de carrinho, boneco de corda, bicicleta, piorras, bolas de futebol...
          Essas coisas é que eram presentes bons. Acreditavam que esse negócio de eu ganhar livro em lugar de brinquedo era golpe do meu pai que, coitado, não podia gastar dinheiro com brinquedos caros.
          Havia, porém, duas coisas que meus colegas de escola não sabiam. A primeira é que eu adorava livros, gostava mesmo de ganha-los de presente. Chegava a tremer de emoção enquanto abria o embrulho que papai trazia de suas viagens, tentando adivinhar a capa do livro que o embrulho escondia.
          A outra coisa é que meu pai, também, tinha lido livros que marcaram muito sua vida de menino.
          De um deles, especialmente, papai não se esquecera nunca. Ele tinha lido esse livro ali pelos 10 1 11 anos, na sua escola.
          Isso foi no começo dos anos 20, e ele lembrava que achou estranho encontrar um livro infantil, na escola, só para menino ler e não para estudar. Ele achava isso o máximo! E não se esquecia de que o livro se chamava “Narizinho Arrebitado”.
          Ele queria muito reencontrá-lo para dar pro seu filho de presente, talvez, para os dois lerem juntos e ele voltar um pouco à sua infância.
          Já havia bem mais de 20 anos que ele havia lido aquele livro e nunca mais tinha ouvido falar dele, perdido que vivia numa cidadezinha do interior do Brasil.
          Até que um dia cheguei da escola trazendo um livro que havia pedido emprestado na Biblioteca do Grupo Escolar. E o livro se chamava “Reinações de Narizinho”.
          Eu perguntei pro meu pai: “Não será esta menina aqui a sua Narizinho, pai?” E ele me perguntou: “Como é o nome do autor do livro?” Eu disse: “Um tal de Monteiro Lobato!”
          O rosto do meu pai se iluminou e, a partir desse dia, o Monteiro Lobato e eu ficamos amigos para sempre.

          Ziraldo Alves Pinto. Meu amigo mais antigo. Especial para a Folhinha,
               Publicado no jornal Folha de São Paulo, fornecido pela Folhapress.
                                                                                           São Paulo, 13 set. 1997.

1 – Em sua opinião, com que objetivo Ziraldo escreveu o relato da página anterior?
        Para falar sobre como ele gosta de ler livros desde a infância; destacar o prazer que um livro pode dar a um leitor e também para explicar que o gosto pelos livros era comum na família dele.

2 – O pai do escritor achou estranho encontrar um livro na escola que fosse só para a criança ler. Em sua opinião, por que isso pareceu estranho a ele?
        Porque, naquela época, não era comum encontrar livros de literatura para crianças.

3 – No texto “Meu amigo mais antigo”, o escritor Ziraldo relata um episódio real e marcante da vida dele. Que episódio é esse?
        A emoção que sentia ao ganhar seu presente preferido: um livro.

4 – Ziraldo expõe para o leitor quando ocorreram os fatos que narrou. Esses fatos ocorreram na infância ou já na ase adulta do autor? Que trecho do texto auxiliou em sua conclusão?
        Na infância do autor. O trecho do segundo parágrafo auxilia nessa conclusão ao citar que os amigos da escola primária gostavam de ganhar brinquedos, próprios da infância.

5 – Onde esse relato foi publicado? Com que objetivo, possivelmente, o relato de Ziraldo foi publicado?
        No suplemento Folhinha, do jornal Folha de São Paulo. Provavelmente para estimular, nos jovens que leem o suplemento, o gosto pela leitura.

6 – De acordo com o relato, Ziraldo e seus colegas de escola tinham gostos semelhantes ou diferentes em relação ao que mais gostavam de ganhar de presente? Justifique.
        Diferentes. Ziraldo gostava muito de ganhar livros e seus colegas preferiam ganhar brinquedos.

7 – Releia o último parágrafo do relato e copie a(s) afirmativa(s) que, em sua opinião, indica(m) o que Ziraldo quis dizer.
a)     Que ele se tornou leitor das obras de Monteiro Lobato.
b)    Que, assim como o pai, tornou-se fã de Monteiro Lobato.
c)     Que ficou amigo daquele autor porque o pai ficaria feliz com isso.

7 comentários: