sábado, 11 de março de 2017

TEXTO: SEU LUNGA - O REI DO MAU HUMOR - ROUXINOL DO RINARÉ - COM GABARITO

TEXTO: – SEU LUNGA: O REI DO MAU HUMOR

Para atender aos pedidos
Do grande público leitor
Volto a falar de Seu Lunga
Nosso rei do mau humor
E o velho nesta edição
De raiva e afobação
Chega até mudar de cor
[...]
Vai Seu Lunga comprar óculos
Pergunta a moça primeiro:
- Óculos pra longe ou pra perto?
Diz ele: - É pro Juazeiro.
- Mas eu me refiro a lente;
- Eu quero duas na frente
Diz Seu Lunga zombeteiro.
[...]
Na budega de Seu Lunga
Um cliente vem comprar
Algo para tira-gosto
Usa gíria ao se expressar:
- Seu Lunga, meu companheiro,
Me venda aí bem ligeiro
Algo para “beliscar”
Lunga pega um alicate
Joga em cima do balcão
E rude pergunta ao moço:
- Isto serve cidadão?
O rapaz num rebuliço
Diz: - Valei-me “Padim Ciço”,
Ó velho bruto do Cão!
[..]
               Rouxinol do Rinaré. Seu Lunga: o rei do mau humor. 9. Ed. Fortaleza:
                                                                                Tupynanquim, 2008. P. 1-14.
a)    Justifique o título do poema.
O texto descreve algumas situações em que Seu Lunga se comporta de forma deselegante, desagradável.

b)    Explique como o autor faz para tornar seu texto mais sonoro.
Ele utiliza palavras que rimam, como leitor, humor e cor, para encerrar alguns versos: E inverte a ordem em que as palavras são geralmente utilizadas na frase, como em “E o velho nesta edição / De raiva e afobação / Chega até a mudar de cor”, para obedecer ao esquema das rimas e da métrica.

c)    Retire do texto palavras e expressões que demonstrem a utilização do registro informal.
Seu em vez de senhor; pra em vez de para; pro em vez de para o, Padim Ciço em vez de Padre Cícero (palavras abreviadas); budega, tira-gosto, algo para beliscar. Professor, a atividade 3 proporciona aos alunos uma reflexão sobre variação linguística.


8 comentários: