domingo, 26 de março de 2017

POEMAS: A NAMORADA - MANOEL DE BARROS E NAMORO DESMANCHADO - PEDRO BANDEIRA - COM GABARITO



1º POEMA  : A Namorada
                                                                                    Manoel de Barros

Havia um muro alto entre nossas casas.
Difícil de mandar recado para ela.
Não havia e-mail.
O pai era uma onça.
A gente amarrava o bilhete numa pedra presa por um cordão
E pinchava a pedra no quintal da casa dela.
Se a namorada respondesse pela mesma pedra
Era uma glória!
Mas por vezes o bilhete enganchava nos galhos da goiabeira
E então era agonia.
No tempo do onça era assim.



2º  POEMA :  Namoro Desmanchado

                                                                                      Pedro Bandeira

Já não tenho namorada
e nem ligo para isso.
É melhor ficar sozinho,
namorar só dá enguiço.

Eu conheço os meus colegas
sei que vão argumentar
que pra não ser mais criança
é preciso namorar.

Mas a outra só gostava
de conversa e de passeio
e queria que eu ficasse
de mãos dadas no recreio!

E eu ali, sentado e quieto,
no recreio lá na escola,
de mãos dadas feito um bobo,
vendo a turma jogar bola!



1.    Os dois textos pertencem ao mesmo gênero textual? Qual?
Sim. Poema

2.    Quantas estrofes possui o 1º texto? E o segundo?
O primeiro possui um.  O segundo possui quatro.

3.    Quantos versos possui o 1º texto ao todo? E o segundo?
O primeiro possui 15 versos. O segundo possui 16 versos.

4.    No 1º texto aparece(m) rima(s)? Em caso afirmativo, diga que palavras rimam.
Não aparecem rimas.

5.    No 2º texto aparece(m) rima(s)? Em caso afirmativo, diga que palavras rimam.
Sim. As palavras são: isso/enguiço; argumentar/namorar; passeio/recreio; escola/bola.

6.    O texto I difere do texto II:
a) na vontade do eu lírico namorar.
b) na forma de namorar no recreio.
c) na constatação que namorar dá enguiço.
d) no argumento dos colegas quanto ao namoro.


11 comentários: