sábado, 11 de março de 2017

TEXTO: IDOSOS JÁ SÃO 13% DA POPULAÇÃO E PAÍS TEM MENOS CRIANÇAS, DIZ PNAD - COM GABARITO


TEXTO – IDOSOS JÁ SÃO 13% DA POPULAÇÃO E PAÍS TEM MENOS CRIANÇAS, DIZ PNAD

          A pesquisa de 2013 mostra tendência de envelhecimento da população. Mulheres chegam a 51,5% da população e são maioria entre mais velhos.
          A população brasileira, estimada em 201,5% milhões de pessoas, está vendo diminuir o número de crianças e aumentar o de idosos. A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) de 2013, que foi divulgada nesta quinta-feira (18) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostra a tendência de envelhecimento do país.
          O estudo do IBGE investiga dados sobre população, migração, educação, trabalho, famílias, domicílios e rendimento. Foram ouvidas 362555 pessoas em 1.100 municípios. Uma das comparações foi feita no espaço de 12 anos: a população de crianças de 0 a 9 anos caiu de 18,7% do total de habitantes, em 2001, para 13,9% em 2013.
          Essa faixa etária somou 28,3 milhões de brasileiros no ano passado. Também caiu a proporção de crianças e adolescentes de 10 a 19 anos de idade, também na comparação entre 2001 e 2013: desceu de
15,9% para 13,4% do total dos brasileiros.
          O número de pessoas no Brasil acima de 60 anos (definição de “idosos” dentro da pesquisa) continua crescendo: de 12,6% da população, em 2012, passou para 13% no ano passado. Já são 26,1 milhões de idosos no país.
          E aumentou a população dos que tem mais de 40 anos: esta faixa registrou na pesquisa 75,7 milhões de pessoas contra as 62,3 milhões de crianças e adolescentes (faixa de 0 a 19 anos).
          A região com mais idosos ainda é a Sul, onde eles chegaram a 14,4% do total. O Norte tem menos, com 8,8% de idosos.

                          Disponível em: <http://g1.globo.com/economia/noticia/2014/09/
      Idosos-já-são-13-da-população-e-pais-tem-menos-crianças-diz-pnad.html>.                                      acesso em: 17 jan. 2015.

1 – Qual é a principal informação trazida por essa notícia?
       Que o número de crianças e de adolescentes brasileiros está diminuindo e o de idosos, aumentando.

2 – Quais podem ser as causas para os dados apresentados na notícia? E as consequências?
       A diminuição das taxas de natalidade e o aumento na expectativa de vida que vem sendo observados no Brasil há algum tempo. Entre as consequências, estão o surgimento de um novo quadro social e, de forma mais geral, a diminuição da população mundial.

3 – Considerando a leitura da notícia e sua resposta ao item anterior, por que a família representada na foto da seção confrontando textos não pode ser considerada moderna?
      Porque a família da foto tem várias crianças, dois adultos e nenhum idoso. Considerando-se a notícia, é possível observar que esse não é mais o perfil das famílias brasileiras, já que a população do pais é composta, em sua maioria, por pessoas acima de 40 anos.

4 – A família representada na charge lida no início da seção Prática de leitura parece moderna ou antiga? O que o levou a essa conclusão?
      É uma família moderna. Isso pode ser percebido pelas roupas e pelo uso da expressão “redes sociais”, comum nos tempos atuais.

5 – A família representada na charge está de acordo com os dados divulgados na notícia? Por quê?
      Não está de acordo. Apenas de ser moderna, a família representada na charge tem muitos filhos. Ao contrário, os dados divulgados na notícia mostram que o número de crianças brasileiras está diminuindo, o que indica que as famílias estão tendo menos filhos.

6 – E você, tem irmãos? Quantos?
      Resposta pessoal.
     

Nenhum comentário:

Postar um comentário