sexta-feira, 10 de fevereiro de 2017

TEXTO: CRIANÇAS INVISÍVEIS - ELVIRA DE OLIVEIRA - COM GABARITO

TEXTO: CRIANÇAS INVISÍVEIS

  
        Criança deve passar o dia todo trabalhando? Essa é uma pergunta que tem um “não” bem expressivo como resposta. No entanto, diariamente, milhões de crianças vivem essa realidade no mundo todo. As consequências disso são que muitos jovens perdem o direito e a oportunidade de estudar, brincar e de realizar sonhos. No texto a seguir, são expostas três formas de trabalho infantil desenvolvidas em diferentes regiões do Brasil. Você imagina quais são elas?

       [...]
       Um dos mais graves problemas do Brasil é o trabalho infantil. Estima-se que cerca de 4 milhões de menores trabalhem no país. Uma criança trabalha pela necessidade de ajudar em casa ou porque foi abandonada. Mas a função de sustentar a família é própria dos adultos. A infância é uma fase para brincar e estudar. O trabalho nessa idade faz com que a criança abandone a escola e se alimente mal, prejudicando sua saúde e seu futuro.
Nas carvoarias
       É difícil apontar qual o tipo de trabalho mais prejudicial às crianças, mas o de carvoarias é considerado um dos piores. Para produzir carvão, as crianças são obrigadas a conviver com gases e fumaças liberados na queima do carvão, o que causa doenças respiratórias e até câncer de pulmão. Além disso, o ambiente úmido das carvoarias favorece o surgimento de doenças de pele. Sem uma alimentação adequada, muitas crianças sofrem também com a desnutrição.
Nas esquinas
       Nas esquinas das grandes cidades do Brasil é possível ver crianças pedindo esmola, limpando vidros de carros ou vendendo doces em faróis. Mas elas não fazem isso porque querem. Na maioria das vezes, são forçadas pelos próprios pais, que precisam de recursos para sobreviver, ou por pessoas que se aproveitam de menores abandonados, achando que os motoristas terão pena ao ver uma criança e lhe darão dinheiro. O pior é que as crianças não ficam com o que ganham, sendo obrigadas a dar o dinheiro para quem se aproveita delas.
Planta perigosa
       Considerada a fibra vegetal mais resistente do mundo, o sisal é retirado de uma planta chamada algave e usado para a fabricação de cordas, fios e estofados. Quando o algave é cortado, a planta solta um líquido que causa profundas feridas nas crianças. Durante o processo de retirada do sisal da planta, forma-se uma enorme nuvem de poeira bastante prejudicial à saúde. Além disso, uma das máquinas utilizadas no processo é muito perigosa e tem causado graves ferimentos nos trabalhadores desse setor.
Elvira  de Oliveira. Cidadão do mundo: construindo o futuro. São Paulo: Abril, 2000.

ESTUDO DO TEXTO
A)    Qual é o assunto principal do texto lido?
Trabalho infantil.

B)    Onde esse texto foi publicado?
Cidadão do mundo.

C)    O texto tem como características ser:
       (   ) ficcional, pois mostra fatos que acontecem em um mundo imaginário.
       (X) informativo, pois apresenta informações reais sobre situações vividas por crianças no Brasil.

       D) Dos itens a seguir, quais correspondem ao texto lido?
       (   ) Transmite informações de maneira objetiva e rápida.
       (   ) Narra uma história fantástica.
       (X) Expõe os assuntos a fim de mostrar ao leitor um aspecto da realidade.
       (   ) Conta uma história pessoal.

       E)De acordo com o texto, quais são os principais motivos que levam uma criança a começar a trabalhar?
       Pela necessidade de ajudar em casa ou porque foi abandonada.

       F) No texto, há três exemplos de exploração do trabalho infantil. Com as suas palavras, descreva as características de cada um deles.
       Nas carvoarias; na produção do carvão
       Nas esquinas; venda de balas e doces.
       Planta perigosa; na colheita do sisal.



Nenhum comentário:

Postar um comentário