sexta-feira, 17 de fevereiro de 2017

FILME(ATIVIDADES): "QUASE DEUSES" - SINOPSE E ATIVIDADES COM GABARITO

  FILME(ATIVIDADES) “QUASE DEUSES”- QUESTÕES DE ANÁLISE 

Análise de Ética: Filme "Quase Deuses"

Segue abaixo uma análise do ponto de vista ético e histórico do ótimo filme "Quase Deuses" que narra a trajetória dos médicos que efetuaram a primeira cirurgia cardíaca da história. Vale a pena conferir o filme e compreender o contexto em que ele se passa com o texto apresentado.

ATIVIDADES DISSERTATIVAS

1) Qual é o período da história humana que transcorre o filme? Cite 3 acontecimentos históricos que tiveram impacto sobre a humanidade nesse período?

Quebra da bolsa de valores de Nova York, provocando grave crise econômica e financeira com repercussão mundial.
Lutas sobre o preconceito e o racismo, lutas de classes, greves, passeatas (Martin Luther King)
Revoluções no mundo científico (vacinas, cirurgias, novas técnicas e novos remédios), avanço tecnológico (homem vai a lua, bomba atômica). 

2) Cite e descreva e analise, três violações éticas apresentadas no filme: 

Racismo: a ignorância, o preconceito racial e o conflito racial estão implícitos no filme, podendo ter castrado bons profissionais que fariam diferença, caso tivessem tido uma chance. Os negros saiam da rua para os brancos passarem, não exerciam profissões de destaque, não tinham acesso à porta da frente dos prédios, no ônibus os lugares eram divididos. A maioria aceitava essa condição pois eles mesmos consideravam-se inferiores e incapazes, acomodados em uma tradição imposta pelos brancos. Raras exceções de negros que se destacaram e tiveram coragem de engajar na lutas por igualdade de condições, seja social ou econômica. 
Violação da Lei da Natureza: Cirurgia cardíaca, contra os desígnios de Deus, dono da vida segundo análise da igreja e do padre do filme junto à família.
A Solidariedade Humana: Esquecida ou deixada de lado pelo cirurgião branco na hora de agradecer e lembrar publicamente ajuda e cooperação do auxiliar negro, por não ser graduado em medicina, não levando em consideração os anos de dedicação, trabalho e companheirismo do mesmo.

3) O que a ciência médica considerava intocável na época? Como essa regra foi rompida e qual o princípio revolucionário que surgiu?

Na época do filme o coração humano era intocável, os acadêmicos de medicina aprendiam isso na faculdade. Dr. Blalock e Viviam romperam essa regra realizando cirurgia experimental em cachorros e desenvolvendo novas técnicas, novos aparelhos durante muitos anos até a realização da primeira cirurgia em coração humana (bebê azul), desafiando as leis medicas e as leis de Deus para mais tarde salvar milhões de vidas humanas.

4) No seu entendimento, qual o princípio ético que deve ser rompido no atual estágio da humanidade? Porque e como fazer?

Nenhum princípio deve ser rompido. Escolhemos como tema a Clonagem Humana. Acreditamos que, apesar de todos os avanços tecnológicos a sociedade não está preparada para a clonagem de seres humanos. A técnica de clonagem ainda está em aperfeiçoamento. A alta taxa de mortalidade em experimentos com animais, alarmam para o fato de ninguém saber, determinar a normalidade dos embriões. “do ponto de vista científico a clonagem humana é inevitável, mas não sabemos se a sociedade como um todo vai permitir que isso aconteça, porque a ciência avança e não pensa nas consequências, o avanço é feito. Mas quem impõe os limites é a sociedade. Os aspectos jurídicos, morais religiosos vão ser determinados pela sociedade”.

ATIVIDADES OBJETIVAS

1) Qual a doença estudada no filme? 
 a) Síndrome do pânico
 b) Síndrome do bebê azul
 c) Anemia
 d) Câncer

2) Qual órgão a doença atinge? 
  a) estômago
 b) Intestinos
 c) Sangue
 d) Coração

3)Qual era a função que Vivien tinha quando entrou para trabalhar no laboratório? 
  a) Médico
  b) Pesquisador
  c) Faxineiro
  d) Auxiliar de laboratório

4)Qual era o sonho de Vivien? 
 a) Ser Médico
 b) Ser Veterinário
 c) Ser Biólogo
 d) Pesquisador

5)Por que outros personagens do filme achavam que Vivien não poderia trabalhar no laboratório? 
  a) Porque ele não sabia ler
  b) Porque ele era faxineiro
  c) Porque ele era negro
  d) Porque ele era sujo

6)Como a sociedade da época encarava a presença dos negros nas atividades do dia a dia?
  a) Com desprezo
 b) Como algo superior
 c) Como algo normal
 d) Como algo bom

7) Que animais eram utilizados nas experiências cirúrgicas?
  a) Gatos
  b) Porcos
  c) Cães
  d) Macacos

8) Quem foi o autor da frase: "Eu tenho um sonho"?
  a) Dr. Alfred Blalock
  b) Vivien Thomas
  c) Martin Luther King
  d) Barack Obama, Sr

9) Quem foi o autor da frase: "I have a dream"?
  a) Dr. Alfred Blalock
  b) Vivien Thomas
  c) Martin Luther King
  d) Barack Obama, Sr

Nenhum comentário:

Postar um comentário