segunda-feira, 11 de janeiro de 2016

PENSAMENTOS DE AGENDA/2015

PENSAMENTOS DE AGENDA/2015



“Cada ano letivo é um novo tempo para nós professores, pois novas vidas chegam a nossas mãos para serem transformadas.”(Prandi, L.R.)

“A beleza agrada aos olhos; das ações encanta a alma.” (Voltarie)

“Quando os ventos de mudança sopram, umas pessoas levantam barreiras, outras constroem moinhos de vento.” (Provérbio Chinês)

“O bom professor é o melhor guia para cada aluno aprender no seu tempo.”

“O homem nada mais é do que aquilo que a educação fez dele.” (Emmanuel Kant)

“Educar é impregnar de sentido o que fazemos a cada instante.” (Paulo Freire)

“Um professor sempre afeta a eternidade. Ele nunca saberá onde termina sua influência.” (Henry Adams)

“A adversidade desperta em nós capacidades que, em situações favoráveis, teriam ficado adormecidas.”(Horácio)

“Educar é um ofício que deve ser exercido com paixão e arte.”

“Não é no silêncio que os homens se fazem, mas na palavra, no trabalho, na ação-reflexão.” (Paulo Freire)

“O aprofundamento de conhecimentos discutidos em diferentes disciplinas fomentam a aprendizagem da língua estrangeira.”

“A ESCOLA é um texto escrito por várias mãos.”

“A família é a melhor escola na qual se  aprende a viver aqueles valores que dignificam a pessoa e tornam grandes os povos.”(Bento XVI Angelus)

“Ensinar  não é para  qualquer um, deve haver dedicação, entusiasmo, estar apto às mudanças da sociedade, dos alunos e da própria Educação.”

“Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção.”(Paulo Freire)

 “Professor!
O mundo pode não te aplaudir, mas o conhecimento mais lúcido da ciência tem de reconhecer que você é o profissional mais importante da sociedade.” (Augusto Cury)

“Trabalhar com educação tem que ser uma permanente alimentação de esperança. Fazer com que esses alunos tenham condições e oportunidades – e aproveitar essas oportunidades – é fazer com que eles mudem de vida , para a melhor.”

“... Não há docência sem discência, as duas se explicam, e seus sujeitos, apesar das diferenças que os conotam, não se reduzem à condição de objeto, um do outro. Quem ensina aprende ao ensinar e quem aprende ensina ao aprender.”(Paulo Freire)

“Se você pode sonhar, você pode fazer.” (Walt Disney)

“Todos sabem fazer história, mas só os grandes sabem escrevê-las.” (Oscar Wilde)

“Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar.” (Esopo)

“Um excelente educador não é um ser humano perfeito, mas alguém que tem a serenidade para se esvaziar e sensibilidade para aprender.” (Augusto Cury)


“Diga-me eu esquecerei,
Ensina-me e eu poderei lembrar,
Envolva-me e eu aprenderei.” (Benjamin Fraklin)

“Gerenciamento é substituir músculos por pensamento, folclore e superstição por conhecimento e força por cooperação.” (Peter Drucker)

“Ensinar a pensar distribuindo saberes.”

“Educar é crescer. E crescer é viver. Educação é, assim, vida no sentido mais autêntico da palavra.” (Anísio Teixeira)

“Ensinar  assim é um exercício de imortalidade. D alguma forma continuamos a viver naqueles cujos olhos aprenderam a ver o mundo pela magia da nossa palavra. Professor, assim, não morre jamais...” (Rubem Alves)

“As pessoas são livres desde o nascimento... O que as aprisiona são suas escolhas.”

“A torneira do conhecimento é a única que não tem problema esquecer aberta.”

“Os homens são anjos nascidos sem asas, é o que há de mais bonito: nascer sem asas e fazê-las crescer.”(José Saramago)

“A escola deveria incorporar a Ecologia dos saberes.”(Muniz Sodré)

“Amar é ter um pássaro pousado, no dedo. Quem tem um pássaro pousado no dedo sabe que, a qualquer momento, ele pode voar.”(Rubem Alves)

“Educação não é uma preparação para a vida; educação é a própria vida.” (Dewey)

“O mundo não é, o mundo está sendo.” (Freire, 1990)

“...A escola é um local que visa a inserção do cidadão na sociedade, através da inter-relação pessoal e da capacitação para atuar no grupo que convive...”

“Dar o primeiro passo, proferir uma nova palavra é o que as pessoas mais temem.” (Dostoiévski)

“A delicadeza é um dos componentes do afeto verdadeiro: Saber esperar o lugar, a hora, a limitação do outro. Observar enquanto se constrói a ponte entre ele e sua própria possiblidade de chegar.”(Lya Luft)

“Uma criança, uma professora, uma caneta e um livro podem mudar o mundo.”(Malala Yousafzai-17anos-Nobel da Paz)

“A cultura é uma coisa apavorante para os ditadores. Um povo que lê nunca será um povo escravizado.”(Antonio Lobo Antunes)

“O nosso  saber é o sentido que damos à realidade observada e sentida num dado momento. Existe  no tempo, como uma paragem, uma etapa. Está em constante transformação, em perpétuo movimento, tal como uma sinfonia inacabada.”(Barth)

“O mundo é uma incrível tapeçaria não realizada e só você pode preencher aquele pequeno espaço que é seu.”(Léo Buscaglia)

“Quando a informação vem do chão da escola, os professores se convencem de que é possível e ficam mais motivados.” (Marjo Kyllonen)

“A comparação entre o filho adolescente e as vivências da adolescência paterna/baseada apenas na idade(“Eu, quando tinha a sua idade...”)nega toda a evolução social ocorrida na últimas décadas.”(Içami Tiba)

“Só o amor não educa. O que educa é deixar a criança assumir, desde pequena, a responsabilidade pelo que faz.”(Içami Tiba)

“...O futuro pode ser melhorado por uma intervenção ativa no presente.”(Rossel Ackoff)

“A concentração é a raiz de todas as grandes habilidades do homem.”(Bruce Lee)

“O maior erro do ser humano é dividir o planeta Terra como se alguém aqui fosse o dono dele. Todos os recursos do mundo são de ‘propriedade’ temporária dos que nele vivem, para que todos possam usufruir daquilo que sustenta o tempo da vida humana(nascer,aprender e morrer).”(Lorena Rayssa)
“A família Educa, a escola forma e a vida informa conforme procuramos saber. Assim nos aperfeiçoamos alicerçados em princípios sólidos rumo a concretização de nossa cidadania humana e espiritual.”(Monicka Christi)

“Sem saberes não há competências e estas manifestam-se nas ações.” (Perrenoud)

“...os pais são os principais e insubstituíveis educadores de seus filhos.” (Içami Tiba)

“É fundamental diminuir a distância entre o que se diz e o que se faz, de tal forma que num dado momento, a tua fala seja a tua prática.” (Paulo Freire)

“Felicidade não depende do que nos falta, mas do bom uso que fazemos do que temos.” (Thomas Hardy)

“O que me surpreende na aplicação de uma educação realmente libertadora é o medo da liberdade.” (Paulo Freire)

“Por aqui, contudo, não olhamos para trás por muito tempo. Seguimos em frente, abrindo novas portas e fazendo coisas novas... e a curiosidade nos conduz a novos caminhos.” (Walt Disney)

“A educação se torna acrítica e alienante quando o mercado é apresentado para o aluno como uma coisa homogênea, ou pior ainda, como um bicho papão.” (Rosemary Roggero)

“É preciso investigar  em diferentes situações didáticas os conceitos elaborados pelos alunos e como eles estão construindo o conhecimento. Só assim se consegue avançar na aprendizagem e nas leituras.”

“O importante não é fazer como se cada um houvesse aprendido, mas permitir a cada um aprender.” (Perrenoud,p.165,1999)

“Sempre, além daquela montanha, surge uma nova paisagem, e isso nos anima a caminhar toda vida.”

“É preciso e até urgente que a escola vá se tornando em espaço acolhedor e multiplicador, de certos gostos democráticos, como o de ouvir os outros, não por puro favor, mas por dever de respeitá-los, o da tolerância – o do acatamento - às decisões tomadas pela maioria e que não falte contudo o direito de quem diverge de exprimir sua contrariedade.” (Paulo Freire.Professora sim,tia não, p.91, 1995)

“Estudar é realmente um trabalho difícil. Exige de quem o faz uma postura crítica, sistemática. Exige uma disciplina intelectual que não se ganha a não ser praticando-a.” (Paulo Freire)
“A segunda meta da educação é formar mentes que estejam em condições de criticar, verificar e não aceitar tudo que a elas se propõe.” (Jean Piaget)

“Os professores são heróis anônimos, meu amigo. Trabalham muito, ganham pouco. Semeiam sonhos numa sociedade que perdeu a capacidade de sonhar.” (Augusto Cury)

“A vida é uma peça de teatro que não permite ensaios. Por isso, cante, dance, ria e viva intensamente, antes que a cortina da vida se feche e a peça termina sem aplausos.” (Charles Chaplin)

“Às vezes, quando você perde o seu caminho, encontra a si mesmo.” (Mandy Hale)

“Não basta ser apenas professor, é preciso ser mestre na arte de ensinar.”

“Mais importante do que passar um conhecimento fixo, é incentivar as pessoas a terem gosto pelo aprendizado e saber que são capazes de explorar novas coisas sozinhas.”(Leo Burd)

“A educação é um processo do próprio educando, mediante o qual são dados à luz  as ideias que fecundam sua alma. A educação consiste na atividade que cada homem desenvolve para conquistar as ideias e viver de acordo com elas. O conhecimento não vem de fora para o homem; é o esforço da alma para apoderar-se da verdade.”(Piletti, 1997, p.65)

“Aprendi que não posso exigir o amor de ninguém, posso apenas dar boas razões para que gostem de mim... e ter paciência para que a vida faça o resto.” (Willian Shakespeare)