domingo, 5 de abril de 2015

SIMULADO: PRONOMES COM GABARITO


Segundo Perrenoud (1999), a avaliação da aprendizagem, no novo paradigma, é um processo mediador na construção do currículo e se encontra intimamente relacionada à gestão da aprendizagem dos alunos.

SIMULADO -  PRONOMES - COM GABARITO


1. (FUVEST-SP) Era para __________ falar _______ontem, mas não ______ encontrei em parte alguma.
a) mim, consigo, o
b) eu, como ele, lhe
c) mim, consigo, lhe
d) mim, contigo, te
e) eu, com ele, o 

2.(ES.Uberaba-MG) Assinale  o exemplo que contém mal emprego do pronome pessoal.
a) Nada mais há entre mim e ti.
b) Nada mais há entre eu e ti.
c) Nada mais há entre mim e  ele.
d) Nada mais há entre ele e você.
e) Nada mais há entre ele e ela.


3.(UEPG-PR) Na oração "Certos  amigos não chegaram a ser jamais amigos certos", o termo destacado é sucessivamente:
a) adjetivo e pronome
b) pronome adjetivo e adjetivo
c) pronome substantivo e pronome adjetivo
d) pronome adjetivo e pronome indefinido
e) adjetivo anteposto e adjetivo posposto

4. (E.S.Uberada-MG) Assinale o item em que não aparece pronome relativo:
a) O que queres não está aqui.
b) Temos que estudar mais.
c) A estrada por que passei é estreita.
d) A prova que faço não é difícil.
e) A festa a que assisti foi ótima.

5. (UEPG-PR) Assinale a alternativa em que a palavra onde  funciona como pronome relativo.
a) Não sei onde eles estão.
b) "Onde estás que não respondes?"
c) A instituição onde estudo é a UEPG.
d) Ele me deixou onde está a catedral.
e) Pergunto onde ele conheceu esta teoria.

6. (FCMS-SP) Por favor, passe_____ caneta que está aí perto de você, _______ aqui não serve para _____ desenhar.
a) aquela, esta, mim
b) esta, esta, mim
c) essa, esta, eu
d) essa, essa, mim

7. (UPPel-RS)
    I - O lugar _______ moro é muito pequeno.
   II - Esse foi o número _____ gostei mais.
  III- O filme _____ enredo é fraco, tem dado grande prejuízo.
    a) onde, que, cujo
    b) em que, de que, cujo o
    c) no qual, o qual, do qual o
    d) que, que, cuja o 
    e) em que, de que, cujo

8. (F.Londrina-PR) Para_____ poder terminar a arrumação da sala, guardem ______ material em outro lugar até que eu volte a falar _____, dizendo que já podem errar.
a) eu - seu - com vocês
b) eu - vosso - convosco
c) eu - vosso - consigo
d) mim - seu - com vocês
e) mim - vosso - consigo

9. (UECE) Na frase:
    "Você ignora que quem os cose sou eu", temos a indicação da classe gramatical correta no item:
a) que - pronome relativo
b) quem - pronome relativo
c) os - pronome pessoal
d) você - pronome demonstrativo

10. (Unimep-SP) "Visitei o sítio da amiga de Paula, o qual  muito me encantou".
       Usou-se  o qual  em vez de que:
a) Por uma questão de estilo.
b) Pois só o qual  é conectivo.
c) Pois a segunda oração é adjetiva.
d) Pois ali só caberia um pronome relativo.
e) Para  evitar-se ambiguidade.

11. (FEI-SP) Assinale a alternativa correta quanto ao emprego do pronome relativo:
a) É um homem em cuja honestidade se pode confiar.
b) Machado de Assis foi um escritor que as obras ficaram célebres.
c) Comprou uma casa suntuosa, cuja casa lhe custou uma fortuna.
d) Preciso de um pincel delicado, sem o cujo não poderei assinar minha obra.
e) Os rapazes, cujos professores conversei com eles, prometeram  ajudar os colegas.

12. (FUVEST-SP) "Eu não sou o homem que  tu procuras, mas desejava ver-te, ou, quanto menos, possuir o ter retrato".
Se o pronome tu fosse substituído por Vossa Excelência, em lugar das palavras destacadas no trecho acima transcrito, teríamos, respectivamente, as seguintes formas:
a) procurais, ver-nos, vosso
b) procura, vê-la, seu
c) procura, vê-lo, vosso
d) procurais, vê-la, vosso
e) procurais, ver-vos, seu

13. (U.F.SC)No período "Avistou o pai, que caminhava para a lavoura", a palavra que classifica-se morfologicamente como:
a) conjunção subordinativa integrante
b) pronome relativo
c) conjunção subordinativa final
d) partícula expletiva
e) conjunção subordinativa causal

14. (MAK-SP) Relacione as duas colunas, substituindo o complemento verbal pelos pronomes pessoais oblíquos:
1. Não podia abandonar tia Marcela.
2. Era a pressa de saber as novidades.
3. Aproveitaria a tarde.
4. Haviam estabelecido uma espécie de turnos.
5. Um caixão régio (constatou satisfeita Vanda).
(   ) o
(    )la
(    )na
(    )la
(    )las
a)  5-1-4-3-2
b) 4-3-5-1-2
c) 3-1-4-2-5
d) 5-3-2-1-4
e) 1-4-2-5-3  

15. (CESGRANRIO) Assinale a opção em que houve erro ao se substituir a expressão grifada pelo pronome oblíquo.
a) "antecederam a Segunda Guerra Mundial (antecederam-lhe)
b) "iniciando a série de science-fiction" (iniciando-a)
c) "procuraram descrever a sociedade do futuro" (procuraram descrevê-la)
d) "presenciava todos os atos individuais" (presenciava-os)
e) "caracterizam as modificações." (caracterizam-nas)

16. (UFPR) Assinale a alternativa que substitui corretamente as palavras destacadas.
1. Assistimos à inauguração da piscina.
2. O governo assiste os flagelados.
3. Ele aspirava a uma posição de maior destaque.
4. Ele aspira o aroma das flores.
5. O aluno obedece aos mestres.
a) lhe, os, a ela, a ele, lhes.
b) a ela, os, a ela, o, lhes.
c) a ela, os, a, a ele, os.
d) a ela, a eles, lhe, lhe, lhes.
e) lhe, a eles, a ela, o, lhes.

17. (UNIRIO-RJ) Assinale o item que completa convenientemente as lacunas do trecho.
"A maxila e os dentes denotavam a decrepitude do burrinho; ________, porém, estavam mais gastos que ________.
a) esses/aquela
b) estes/aquela
c) estes/essa
d) aquelas/esta
e) estes/esses

18. (FCMSC-SP) Por favor, passe ________ caneta que está aí perto de você; ________aqui não serve para ______ desenhar.
a) aquela, esta, mim
b) esta,esta, mim
c) essa, esta, mim
d) essa, essa, mim
e) aquela, essa, eu

19. (UNISINOS-RS) O período em que o pronome possessivo destacado está mal empregado é:
a) Dirijo-me a ele, a fim de solicitar seu apoio.
b) Dirijo-me a ti, a fim de solicitar o teu apoio.
c) Dirijo-me a vós, a fim de solicitar o vosso apoio.
d) Dirijo-me a Vossa Senhoria, a fim de solicitar o seu apoio.
e) Dirijo-me a Vossa Senhoria, a fim de solicitar o vosso apoio.

20. (PUCSP) Na frase: "Chegou Pedro, Maria e o seu filho dela", o pronome possessivo está reforçado para:
a) ênfase
b) elegância de estilo
c) figura de harmonia
d) clareza
e) n.d.a

21. (CESGRANRIO-RJ) Assinale a opção que completa as lacunas da seguinte frase:
Ao comparar os diversos rios do mundo com o Amazonas, defendia com azedume e paixão a história ____ sobre cada _____.
a) desse/daquele
b) daquele/destes
c) deste/daqueles
d) deste/desse
e) deste/desses

22. (PUC-SP) Assinale a alternativa onde a palavra em destaque é pronome.
a) O homem que chegou é meu amigo.
b) Notei um quê  de tristeza  em seu rosto.
c) Importa que  compareçamos.
d) Ele é que disse isso!
e) Vão ter que dizer a verdade.

23. (UFMG) Em todos os versos, o pronome em destaque está corretamente classificado, exceto em:
a) "Isto aqui não é Vitória-Nem é glória do Goitá", (indefinido)
b) "O mar de nossa conversa precisa ser combatido."(possessivo)
c) "Seu José, mestre carpina, que lhe pergunte permita."(pessoal)
d) "Primeiro é preciso achar um trabalho de que viva."(relativo)
e) "Mas este setor de cá é como a estação dos trens."(demonstrativo)

24. (FUVEST-SP) Assinale a alternativa onde o pronome pessoal está empregado corretamente.
a) Este é um problema para mim resolver.
b) Entre eu e tu não há mais nada.
c) A questão deve ser resolvida por eu e você.
d) Para mim, viajar de avião é um suplício.
e) Quando voltei a si, não sabia onde me encontrava.

25. (SANTA CASA-SP) A carta vinha endereçada para _____ e para _____;______ é que a abri.
Assinale a letra correspondente à alternativa que completa corretamente as lacunas da frase apresentada.
a) mim/tu/por isso
b) mim/ti/porisso
c) mim/ti/por isso
d) eu/ti/porisso
e) eu/tu/por isso

26. (UFMG) Em todas as alternativas, a expressão destacada pode ser substituída pelo pronome lhe, exceto em:
a) Tu dirás a Cecília  que Peri partiu.
b) Cecília viu perto a Isabel.
c) O tiro fora destinado a Peri  por um dos selvagens.
d) Cecília recomendou a Peri que estivesse quieto.
e) Peri prometeu a D. Antonio levar-te à irmã.

27. (ITA-SP) Dadas as sentenças:
I - Ela comprou um livro para mim ler.
II - Nada há entre mim e ti.
III - Alvimar, gostaria de falar consigo.
Verificamos que está(estão) correta(s)
a) apenas a sentença I
b) apenas a sentença II
c) apenas a sentença III
d) apenas as sentenças I e II
e) todas as sentenças

28) (ITA-SP) O pronome de tratamento usado para Cardeais é:
a) Vossa Santidade
b) Vossa Magnificência
c) Vossa Eminência
d) Vossa Reverendíssima
e) n.d.a

29. (FIUbe-MG) Fala com a gerência. Aposto que eles irão conseguir um lugar para _______. Aliás ______ mesmo aconteceu coisa idêntica.
a) ti/ com nós
b) ti/conosco
c) si/com nós
d) si/conosco
e) você/ conosco

30. (FATEC-SP) Assinale a alternativa  em que o pronome grifado foi empregado corretamente.
a) Aguarde um instante. Quero falar consigo.
b) É lamentável, mas isso sempre ocorre com nós dois.
c) O processo está aí para mim examinar.
d) Vossa Senhoria preocupa-se com problemas cuja solução fosse  da vossa  alçada.
e) Já se tornou impossível haver novos entendimentos entre eu e você.

3 comentários: